Cascavel

Avaliação de perdas na colheita de soja é tema de estudo na Escola CEEP Agroinovação

A metodologia da lona consiste em espalhar uma lona na área onde a colheita será re...

09 mar 23 - 21h08 Redação SOT
Avaliação de perdas na colheita de soja é tema de estudo na Escola CEEP Agroinovação

A colheita é um momento crucial em todo o processo produtivo de grãos, e a perda de grãos durante esse processo pode resultar em prejuízos significativos para os produtores. Por isso, a avaliação de perdas na colheita é uma etapa fundamental para garantir o mínimo de perdas e aumentar a eficiência da produção.

Para ensinar essa importante etapa aos alunos do segundo ano da Escola CEEP Agroinovação, o professor Francisco Schmith Alves lecionou a disciplina de Práticas Agropecuárias, que incluiu a avaliação da colheita da soja dentro da Unidade Didática Produtiva da Escola.

Durante a atividade, os alunos utilizaram duas metodologias de análises: a metodologia da lona e a metodologia da Embrapa, que utiliza copos medidores. Os materiais utilizados para a avaliação foram fornecidos pelo professor Flavio Gurgacz, coordenador do LAMA, Laboratório de Máquinas Agrícolas da UNIOESTE, Campus de Cascavel.

A metodologia da lona consiste em espalhar uma lona na área onde a colheita será realizada e, após a colheita, pesar os grãos perdidos. Já a metodologia da Embrapa utiliza copos medidores para coletar os grãos perdidos durante a colheita.

Com as informações coletadas, os alunos puderam avaliar a eficiência da colheita e identificar pontos de melhoria para reduzir as perdas na próxima safra. A atividade proporcionou aos alunos uma compreensão mais aprofundada do processo produtivo da soja e a importância de avaliar as perdas na colheita.

Com atividades como essa, a Escola CEEP Agroinovação busca preparar seus alunos para enfrentar os desafios do mercado agrícola e contribuir para o desenvolvimento da agricultura brasileira.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.