Acidente com ônibus escolar e trem no Paraná: motorista estava com CNH vencida
O condutor foi afastado e pode responder por homicídio culposo na condução de veículo automotor...

Um acidente envolvendo um ônibus escolar da Apae e um trem deixou duas alunas mortas e vários feridos em Jandaia do Sul, norte do Paraná, na manhã desta quinta-feira (9). A Polícia Militar confirmou que o motorista, de 43 anos, estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde o dia 23 de janeiro de 2023.
O condutor foi afastado e pode responder por homicídio culposo na condução de veículo automotor, segundo informou o delegado Carlos Diego Paravidino, responsável pelo caso. A investigação inclui o depoimento do motorista, testemunhas e vítimas, além da perícia no ônibus e informações do trem.
O prefeito Lauro Junior informou que a prefeitura abrirá uma sindicância para apurar a conduta do motorista, que foi contratado através de concurso público em agosto de 2022. A prefeitura ofereceu um curso para os motoristas do transporte escolar no início de 2022, mas como o motorista entrou recentemente, possivelmente não passou por esse treinamento. Medidas jurídicas cabíveis serão tomadas.
A câmera de segurança registrou o momento da batida, que foi forte o suficiente para ejetar crianças do ônibus após o impacto. O prefeito informou ainda que a prefeitura solicitou à empresa Rumo melhorias e mais segurança nos cruzamentos, incluindo a instalação de semáforos teste em uma das passagens, mas isso ainda não aconteceu. A velocidade do trem também preocupa as autoridades. A prefeitura está oferecendo acompanhamento assistencial e psicológico para os envolvidos no acidente.