23 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Laércio leva ao MP pedido sobre acesso perigoso na Escola do Campo Aquiles Bilibio

De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), um retorno em nível será instalado em frente a unidade, o que motivou uma escavação, a menos de dois metros do muro da escola...

Laércio leva ao MP pedido sobre acesso perigoso na Escola do Campo Aquiles Bilibio
©

O vereador Laércio de Oliveira (PT) protocolou uma solicitação ao Ministério Público para que sejam tomadas providências referentes ao perigoso acesso à Escola Municipal do Campo Aquiles Bilibio, devido às obras de duplicação na BR-277, entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal e a Ferroeste. De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), um retorno em nível será instalado em frente a unidade, o que motivou uma escavação, a menos de dois metros do muro da escola.

A situação tem oferecido riscos e insegurança, visto que em razão das obras no local, somadas às fortes chuvas, contribuíram para que aparecessem rachaduras nos arredores do muro, sendo que há uma grande preocupação de que o mesmo possa ceder a qualquer momento. Segundo Jaqueline Zdebski, mãe de aluno, a situação é alarmante pois a BR-277 passará ao lado da entrada da unidade. "Nossa comunidade está mobilizada e indignada com a situação. A escola foi completamente isolada pela obra, piorando de vez o problema de falta de espaço e de salas que enfrentamos há anos. Os alunos só conseguem entrar por um acesso cedido temporariamente pelos vizinhos, sem nenhuma segurança. Estamos cansados de esperar resoluções", afirma.

Anteriormente o parlamentar havia protocolado ofícios ao prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), onde questionou quais as providências tomadas pelo poder público e também a priorização na conclusão das obras, tendo em vista que estão atrasadas, com menos de 65% do projeto executado.

Como resposta, a Secretaria de Educação informou que está acompanhando a evolução da obra, mas que há um entrave documental para a realização de qualquer alteração na estrutura física da instituição. "A área ocupada pela escola, que funciona em dualidade administrativa com o Estado do Paraná, não é de propriedade do Município de Cascavel ou do Estado do Paraná (...) Assim sendo, para que ocorra obras para a reconstrução do muro e adequação do acesso à unidade, será necessário aguardar a definição documental do terreno".

"Estamos protocolando essa solicitação ao Ministério Público pois é a instituição responsável pela proteção integral dos direitos fundamentais das nossas crianças e adolescentes, em especial o acesso à educação", destaca Laércio de Oliveira.

Regularização do terreno - Referente ao imóvel onde estão das instalações da Escola do Campo Aquiles Bilibio, o vereador protocolou o Requerimento nº 39/2023 à Secretaria de Educação, solicitando que seja informada de forma detalhada e atualizada quais providências o poder público municipal está tomando a fim de buscar realizar a situação; caso não seja possível realizar a regularização das áreas onde está instalada a referida unidade, que seja informado se existe a pretensão de o município vir a construir uma nova escola na comunidade; bem como se existe previsão de que a escola passe por reformas ou melhorias em suas instalações, caso não haja interesse em construir uma nova unidade.

/Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Mais Lidas