Cascavel

Escola da Transparência nomeia sua biblioteca com bela homenagem

Local recebeu o nome do poeta e incentivador da leitura, Alonso Tomaz...

23 mar 23 - 18h07 Redação SOT
Escola da Transparência nomeia sua biblioteca com bela homenagem

Aconteceu hoje (23), na Escola Municipal da Transparência, a oficialização do nome da biblioteca, que foi escolhido a partir de sugestões da comunidade escolar, que pode colaborar com ideias desde o início do ano letivo.

Uma das sugestões, no entanto, foi abraçada por todos e escolhida por unanimidade, o nome do eterno poeta e cordelista de Cascavel, Alonso Tomaz, que faleceu no mês de novembro do ano passado.

Quem sugeriu o nome foi a então diretora da Escola, Elizangela Cristina Zaniollo, que considerou o perfil de apoiador da leitura que era característico de Alonso na escola e também por sua história com a Escola da Transparência, já que o poeta se dispôs a trabalhar de forma gratuita com as crianças da unidade escolar.

“Desde o primeiro momento em que ele entrou na escola, ele gostou e elogiou muito a unidade e infelizmente não deu tempo de ele terminar o projeto, então a sugestão foi uma forma de gratidão por tudo o que ele fez”, explica Elizangela.

Segundo a monitora de biblioteca Jessica Kaline Victor, o poeta participava da construção de um poema sobre a escola, juntamente com a turma de quinto ano. “Para ele a escola era o paraíso, até mesmo uma vez deixou de fazer a hemodiálise para estar na escola. Ele amava as crianças e o espaço. Por isso, a votação para que a biblioteca recebesse seu nome foi unânime”, explica.

Segundo Jessica, todos na escola tinham muito carinho por Alonso Tomaz e para homenageá-lo, além do nome da biblioteca, foram organizados dois projetos com as turmas de terceiros e quintos anos. Os terceiros anos ilustraram as poesias de Alonso em forma de cordel. E os quintos anos aprenderam a declamar as suas poesias.

A apresentação dos projetos aconteceu durante o evento para a nomeação da biblioteca, que contou com a presença de Terezinha Braga, que acompanhou a vida e publicações dos livros de Alonso, e de Denise Farias e Katiane Farias, da Biblioteca Pública de Cascavel, que ajudaram a publicar os seus livros. Elas doaram livros de Alonso Tomaz para a biblioteca da Escola e também falaram sobre a vida, trajetória e trabalhos do autor.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.