Escola da Transparência nomeia sua biblioteca com bela homenagem
Local recebeu o nome do poeta e incentivador da leitura, Alonso Tomaz...

Aconteceu hoje (23), na Escola Municipal da Transparência, a oficialização do nome da biblioteca, que foi escolhido a partir de sugestões da comunidade escolar, que pode colaborar com ideias desde o início do ano letivo.
Uma das sugestões, no entanto, foi abraçada por todos e escolhida por unanimidade, o nome do eterno poeta e cordelista de Cascavel, Alonso Tomaz, que faleceu no mês de novembro do ano passado.
Quem sugeriu o nome foi a então diretora da Escola, Elizangela Cristina Zaniollo, que considerou o perfil de apoiador da leitura que era característico de Alonso na escola e também por sua história com a Escola da Transparência, já que o poeta se dispôs a trabalhar de forma gratuita com as crianças da unidade escolar.
“Desde o primeiro momento em que ele entrou na escola, ele gostou e elogiou muito a unidade e infelizmente não deu tempo de ele terminar o projeto, então a sugestão foi uma forma de gratidão por tudo o que ele fez”, explica Elizangela.
Segundo a monitora de biblioteca Jessica Kaline Victor, o poeta participava da construção de um poema sobre a escola, juntamente com a turma de quinto ano. “Para ele a escola era o paraíso, até mesmo uma vez deixou de fazer a hemodiálise para estar na escola. Ele amava as crianças e o espaço. Por isso, a votação para que a biblioteca recebesse seu nome foi unânime”, explica.
Segundo Jessica, todos na escola tinham muito carinho por Alonso Tomaz e para homenageá-lo, além do nome da biblioteca, foram organizados dois projetos com as turmas de terceiros e quintos anos. Os terceiros anos ilustraram as poesias de Alonso em forma de cordel. E os quintos anos aprenderam a declamar as suas poesias.
A apresentação dos projetos aconteceu durante o evento para a nomeação da biblioteca, que contou com a presença de Terezinha Braga, que acompanhou a vida e publicações dos livros de Alonso, e de Denise Farias e Katiane Farias, da Biblioteca Pública de Cascavel, que ajudaram a publicar os seus livros. Elas doaram livros de Alonso Tomaz para a biblioteca da Escola e também falaram sobre a vida, trajetória e trabalhos do autor.
Mais Lidas
Publicidade