Paraná

Simepar incorpora novidades e monitoramento ambiental fica cada vez mais tecnológico

O Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)...

23 mar 23 - 22h27 Redação SOT
Simepar incorpora novidades e monitoramento ambiental fica cada vez mais tecnológico

Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950 para destacar o trabalho desenvolvido pela meteorologia em prol do meio ambiente e da sociedade. Neste ano, o tema definido pela Organização Meteorológica Mundial para celebrar a data é “O Futuro do Tempo, do Clima e da Água Através das Gerações”. Sediada em Genebra, na Suíça, a entidade chama a atenção para a importância da cooperação internacional face ao cenário de emergência.

“A mudança climática é o desafio definidor do nosso tempo. Como respondemos a ele determinará o futuro do nosso planeta e dos nossos filhos e netos”, diz a mensagem divulgada pelo secretário-geral da Organização Meteorológica, Petteri Taalas.

Segundo o diretor-presidente do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), Eduardo Alvim Leite, a meteorologia passa por uma revolução com a introdução de novas tecnologias de monitoramento, com uso crescente de sensoriamento remoto e de telemetria baseada em IoT (Internet of Things) e sensores inteligentes sem fio.

“Também tem se ampliado a fusão de tecnologias de previsão e alerta, com uso combinado das ciências ambientais (meteorologia e hidrologia) com as técnicas de Inteligência Artificial e ML (Machine Learning)”, afirma. “O ambiente de uma instituição meteorológica é cada vez mais uma babel de profissionais das áreas das geociências, da engenharia e da informática trabalhando juntos para melhorar a compreensão e a previsibilidade do tempo e do clima em escalas espaciais cada vez menores e temporais cada vez mais alongadas”.

“Como ciência interdisciplinar que estuda a física da atmosfera, a meteorologia tem o papel de coletar, registrar e tratar os dados da natureza para subsidiar previsões do tempo como também estudos climáticos de longo prazo e a criação de padrões”, explica o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius.

Segundo ele, uma rede de equipamentos faz a medição sistemática das variáveis meteorológicas: temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, direção e velocidade dos ventos, radiação solar, localização e intensidade de chuvas e raios. Os dados são recepcionados e processados por sistemas computacionais inteligentes, que respaldam os consensos científicos. “Esse conjunto de informações é o insumo primário dos pesquisadores, possibilitando o conhecimento necessário à compreensão do comportamento do clima”, observa.

As condições do tempo e dos recursos hídricos são monitoradas 24 horas por dia. Para tanto, o Simepar conta com uma ampla rede de telemetria - estações hidrológicas e meteorológicas cujos sensores captam dados da natureza. Além disso, há três radares meteorológicos, um sistema de detecção de descargas atmosféricas e aquisição sistemática de dados dos principais satélites meteorológicos e ambientais. A série histórica sobre o clima paranaense, por exemplo, contém dados coletados desde 1997.

EXPERTISE – Capacitados em ciências atmosféricas e ambientais, engenharias e tecnologias da informação, os profissionais do Simepar passam por formação continuada, como programas de especialização, mestrado e doutorado. No setor público, são atendidos municípios, Defesa Civil e órgãos ambientais. No setor privado, destacam-se o agronegócio, cooperativas, indústrias, empresas de engenharia, energia, transporte, comércio, lazer e turismo.

Além de gerar previsões e alertas precoces sobre eventos extremos, o Simepar mantém cooperação com instituições de ensino e pesquisa, bem como desenvolve aplicações tecnológicas inovadoras.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: José Fernando Ogura


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.