Tragédia na BR-376: engavetamento envolvendo 19 veículos deixa dois mortos
As equipes de resgate foram acionadas e as vítimas foram encaminhadas para hospitais da região...
Um grave acidente envolvendo 19 veículos deixou duas pessoas mortas e uma gravemente ferida na noite de 06 de abril, na BR-376, km 505, sentido Curitiba, próximo a cidade de Ponta Grossa. A ocorrência ocorreu por volta das 20h50, quando uma Scania com carreta porta conteiner e um Chevrolet Cruze colidiram, formando uma fila em razão do feriado da Semana Santa.
Um bitrem tracionado por uma Scania de Cascavel, que transitava pela faixa da direita, não conseguiu frear e colidiu lateralmente com dois caminhões, derramando a carga de soja sobre a pista e atingindo uma série de automóveis que foram projetados para o canteiro central, até colidir transversalmente com o Chevrolet Onix de Ponta Grossa.
Dois passageiros do Chevrolet Onix faleceram e 5 pessoas tiveram lesões leves. O motorista do bitrem foi encaminhado à Polícia Civil de Ponta Grossa para prestar esclarecimentos por alterações no sistema de frenagem e falta de manutenção de itens obrigatórios que podem ter contribuído para o acidente.
O trecho é conhecido por sua reta e declive acentuado. No momento do acidente, o clima estava instável, e a ocorrência de chuva não foi descartada. A pista sentido Curitiba ficou totalmente interditada das 21h00 às 00h20, quando as equipes em atendimento conseguiram liberar uma faixa.
O fluxo seguiu por uma faixa até às 4h30 da manhã do dia 07 de abril, devido aos trabalhos de limpeza e remoção dos veículos. O congestionamento foi de cerca de 8 a 10 quilômetros no sentido Capital e de mais de 12 no sentido interior. Na pista sentido interior, não haviam impedimentos, e a lentidão se formou por conta da curiosidade dos demais motoristas.
A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil de Ponta Grossa investigam as causas do acidente, que alerta para a importância da manutenção preventiva em veículos e da prudência no trânsito, especialmente em feriados prolongados.