O Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes Aegypti, criado pelo Decreto 13.363 em março de 2017, tem um importante papel na prevenção e combate à dengue, febre chikungunya, zika virus e, também, à febre amarela. O comitê escolheu, nesta terça-feira (11), a nova coordenação.
Com caráter consultivo, de assessoramento e de participação na formulação e realização de ações educativas, preventivas e de mobilização da sociedade, o comitê é formado por representantes de órgãos e entidades governamentais e não governamentais do município.
De acordo com o regimento interno do Comitê, sua estrutura é formada por plenária, coordenação, vice-coordenação e comissões temáticas provisórias. A nova coordenação para o biênio 2023/2024 ficou formada por Ailton Lima como coordenador, Nilson Machado, vice-coordenador e Ana Iurkievic como Secretaria. Até hoje, a coordenação estava a cargo de Eduardo Alievi.
O risco de Cascavel ter uma epidemia de dengue no futuro e repetir o cenário dramático do último ano é real. Isso porque, segundo o resultado do 2º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral) do ano, o Município está com índice de 4,3% de infestação da dengue, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.
"O descarte irregular dos resíduos é hoje um dos maiores vetores de proliferação do mosquito da Dengue e será conscientizando a adequada gestão dos resíduos que pretendemos contribuir com a redução dos criadouros e, por consequência, afastar o risco da Dengue em nossa cidade através do Comitê", destacou o novo coordenador, Ailton Lima.
É importante que a população também faça a sua parte na prevenção da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Medidas simples como a eliminação de recipientes que acumulam água parada, o uso de repelentes e o cuidado com o descarte de lixo podem fazer a diferença na luta contra o mosquito.
ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ
- Propor parcerias para desenvolvimento de ações, articuladas com diversos órgãos, visando a prevenção e controle das arboviroses no município.
- Planejar anualmente as ações a serem desenvolvidas pelo comitê; obter por meio dos sistemas de informações disponíveis, os levantamentos necessários para proposição de medidas preventivas e e controle.
- Participar da programação das atividades a serem desenvolvidas de forma intersetorial no dia D de combate ao Aedes aegypti.
- Buscar parcerias com a imprensa para divulgação dos dados estatísticos e assim ampliar processo educativo.
- Incentivar e colaborar com ações educativas junto a instituições de ensino.
- Acompanhar o processo de construção, implantação e manutenção do Plano de Contingência.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS