03 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Transitar atua na prevenção com ações educativas e lúdicas em escolas

Para participar, a escola só precisa agendar com a Transitar, por meio do telefone (45) 99125-9894....

Transitar atua na prevenção com ações educativas e lúdicas em escolas

Com muita criatividade e usando de atividades lúdicas, a Transitar tem desenvolvido um trabalho educativo nas escolas da rede municipal de ensino, inclusive no interior. A ação preventiva visa formar cidadãos conscientes no trânsito. 

Os pequenos se esbaldam em ações práticas e aprendem brincando como se portar nas situações do dia a dia nas ruas da cidade. “Nosso objetivo é trabalhar com a criança, desenvolvendo um trabalho preventivo, preparando para o exercício da cidadania. Nós não trabalhamos a criança para ser motorista, mas, sim, para ser cidadã, e que tenha responsabilidade e consciência dos seus direitos e deveres no trânsito. O foco é que também ela tenha atitudes voltadas para o bem comum. Isso é muito importante, porque a gente vê que está faltando o pensar no bem coletivo”, destaca a encarregada do Setor de Educação da Transitar, Luciane de Moura. 

Ano passado foram realizados em 35 escolas o projeto. Neste ano, quatro unidades já receberam o trabalho, que contempla também a teoria. Para participar, a escola só precisa agendar com a Transitar, por meio do telefone (45) 99125-9894.

A importância do uso do cinto de segurança, das cadeirinhas e a própria sinalização ao entorno da escola fazem parte do cronograma das aulas. “A diferença de proibido parar e proibido parar e estacionar, porque que o pai não pode estacionar na vaga da van, aquilo que dá mais conflito na frente da escola também trabalhamos com ele. Deixamos eles participarem e contarem os depoimentos”, detalha Moura.

As ações práticas acontecem dentro das unidades e até mesmo na via pública próximo à instituição. As atividades simulam situações da vida real, mas de forma lúdica. 

Os professores também abraçam a iniciativa e dão continuidade ao trabalho com ações em sala de aula de forma transversal. A Transitar, inclusive, disponibiliza de material para os docentes.

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade