A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Paraná (Agepar) propôs um aumento de 8,47% na tarifa de água cobrada pela Sanepar, que passaria a valer já em maio deste ano se aprovada. Durante a manhã desta terça-feira (18), foi realizada uma audiência pública para discutir o reajuste.
A Agepar informou que para chegar ao índice do aumento foram avaliados dados como novos investimentos, custos da empresa e o número de consumidores que são beneficiados com a tarifa social. Essa revisão do valor é feita a cada quatro anos e, neste ano, o reajuste anual, que tem data-base em abril, está incorporado nesse aumento da revisão tarifária.
Segundo a Agepar, não haverá outro reajuste na conta de água em 2023. A agência recebeu 688 sugestões de integrantes da sociedade civil, mas não informou quantas e quais foram acatadas e incorporadas na composição da tarifa.
O economista do Departamento Intersindical de Economia e Estatística (Dieese), Sandro Silva, aponta que o reajuste pode afetar ainda mais as pessoas, já que a renda média atual no Paraná e no Brasil é semelhante à de 2012. Ainda não há previsão de quando a Agepar irá tomar uma decisão sobre o reajuste proposto.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS