
A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio do Complexo Social de Cascavel e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou na última segunda-feira (17), a certificação de 30 pessoas privadas de liberdade (PPLs), que concluíram o curso de mecânica de motos.
O evento aconteceu no auditório do Complexo Social e contou com a participação de autoridades, representantes das instituições envolvidas no projeto, os formandos e os familiares deles.
O curso faz parte do Programa Carretas do Conhecimento que leva capacitação técnica em escolas itinerantes por todo o Estado, por meio de convênios entre o Senai, o Governo do Estado do Paraná e a empresa Volkswagen.
O diretor do Complexo Social, Sérgio Vicente, explica que esta foram as turmas inaugurais do programa na região de Cascavel. O curso ocorreu no mês de março e abril e a formação totalizou 80 horas para cada uma das turmas.
“As aulas ocorreram nos períodos da tarde e noite. Os estudantes saem capacitados e preparados para a atuação na área de mecânica de motos e com a certificação pelo Senai o que gera um peso grande no mercado de trabalho”, conta.
As Carretas do Conhecimento são escolas móveis com infraestrutura completa para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional, voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo.
O coordenador de educação profissional do Senai em Cascavel, Dilson Antônio Ledur, conta que as carretas possuem espaços para aulas teóricas e laboratórios destinados as atividades práticas.
“Estas parcerias nos possibilitam chegar em locais onde as nossas escolas não estão. Hoje são pelo menos 40 estruturas rodando o Paraná. É uma oportunidade de adquirir o conhecimento e entender a importância da capacitação e do preparo para o mercado de trabalho, uma vez que a concorrência está cada vez maior e a mão de obra valorizada para quem detém a qualificação exigida”, afirma.
Além do certificado de conclusão os monitorados por tornozeleira também são beneficiados com a redução de pena. A cada 12 horas de estudo um dia é subtraído do tempo total da condenação.
Uma chance de adquirir conhecimento visando a mudança de vida por meio do trabalho, como explica um dos participantes da proposta.
“Agregar conhecimento sempre será válido. Ter a oportunidade de fazer um curso técnico pelo Senai, mesmo sendo uma pessoa privada de liberdade é uma conquista, não somente para a Polícia Penal, mas para nós e para nossos familiares, pois o mercado de trabalho é muito difícil quando deixamos a prisão e tendo a capacitação é uma chance a mais de retornar à sociedade”, finaliza.
Após a cerimônia de certificação os formandos, familiares e autoridades participaram de uma confraternização. A Carreta do Conhecimento deve retornar a Cascavel no fim do ano com um novo curso técnico.
Via: Assessoria Polícia Penal - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!