Cascavel

Egressos e monitorados do sistema prisional são certificados em curso de mecânica de motos

O evento aconteceu no auditório do Complexo Social e contou com a participação de a...

19 abr 23 - 00h33 Redação SOT
Egressos e monitorados do sistema prisional são certificados em curso de mecânica de motos

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio do Complexo Social de Cascavel e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou na última segunda-feira (17), a certificação de 30 pessoas privadas de liberdade (PPLs), que concluíram o curso de mecânica de motos.

O evento aconteceu no auditório do Complexo Social e contou com a participação de autoridades, representantes das instituições envolvidas no projeto, os formandos e os familiares deles.

O curso faz parte do Programa Carretas do Conhecimento que leva capacitação técnica em escolas itinerantes por todo o Estado, por meio de convênios entre o Senai, o Governo do Estado do Paraná e a empresa Volkswagen.

O diretor do Complexo Social, Sérgio Vicente, explica que esta foram as turmas inaugurais do programa na região de Cascavel. O curso ocorreu no mês de março e abril e a formação totalizou 80 horas para cada uma das turmas.

“As aulas ocorreram nos períodos da tarde e noite. Os estudantes saem capacitados e preparados para a atuação na área de mecânica de motos e com a certificação pelo Senai o que gera um peso grande no mercado de trabalho”, conta.

As Carretas do Conhecimento são escolas móveis com infraestrutura completa para a realização de cursos de aperfeiçoamento profissional, voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo. 

O coordenador de educação profissional do Senai em Cascavel, Dilson Antônio Ledur, conta que as carretas possuem espaços para aulas teóricas e laboratórios destinados as atividades práticas. 

“Estas parcerias nos possibilitam chegar em locais onde as nossas escolas não estão. Hoje são pelo menos 40 estruturas rodando o Paraná. É uma oportunidade de adquirir o conhecimento e entender a importância da capacitação e do preparo para o mercado de trabalho, uma vez que a concorrência está cada vez maior e a mão de obra valorizada para quem detém a qualificação exigida”, afirma.

Além do certificado de conclusão os monitorados por tornozeleira também são beneficiados com a redução de pena. A cada 12 horas de estudo um dia é subtraído do tempo total da condenação.

Uma chance de adquirir conhecimento visando a mudança de vida por meio do trabalho, como explica um dos participantes da proposta.

“Agregar conhecimento sempre será válido. Ter a oportunidade de fazer um curso técnico pelo Senai, mesmo sendo uma pessoa privada de liberdade é uma conquista, não somente para a Polícia Penal, mas para nós e para nossos familiares, pois o mercado de trabalho é muito difícil quando deixamos a prisão e tendo a capacitação é uma chance a mais de retornar à sociedade”, finaliza.

Após a cerimônia de certificação os formandos, familiares e autoridades participaram de uma confraternização. A Carreta do Conhecimento deve retornar a Cascavel no fim do ano com um novo curso técnico.

Via: Assessoria Polícia Penal - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.