O Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, na Vila Boa Esperança, recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), o “Dia D” para atendimento à pessoa em situação de rua (PSR). Na ocasião, 26 cidadãos que fazem parte deste grupo se dirigiram ao local em vans guiadas por agentes da Guarda Municipal e ali foram beneficiados com diversos serviços, como emissão de documentos (certidões, identidade e boletins de ocorrência), atendimentos de saúde (avaliação, testes rápidos e encaminhamentos), atualização e inserção do Cadastro Único, e encaminhamento ao mercado de trabalho.
O “Dia D” é uma realização de seis secretarias municipais (de Assistência Social, de Saúde, de Segurança e Mobilidade Urbana, de Administração [Cozinha Social], de Esportes e Lazer, e do do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico [Agência do Trabalhador]), da Polícia Militar e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD). A Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, o curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR/câmpus Toledo) e a subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Toledo) também apoiam a iniciativa.
Os realizadores e apoiadores realizaram diversos procedimentos, tais como duas inserções para o serviço de acolhimento (Casa de Passagem), três encaminhamentos para segunda via de certidão de nascimento, três encaminhamentos para confecção da carteira de identidade (RG), quatro entrevistas para o Cadastro Único, seis atendimentos da Polícia Militar para lavratura de boletim de ocorrência (a maioria relacionadas à extravio de documentos); 17 atendimentos na área da saúde, entrega de vale-refeição para acesso à alimentação oferecida nos Restaurantes Populares e dois encaminhamentos da Agência do Trabalhador.
Um deles foi realizado em nome de Luciano Schmidt Feliz, que aproveitou o evento para buscar uma vaga de emprego. Ele, que tem ampla experiência como pedreiro, foi atendido por servidor da Agência do Trabalhador, que fez e imprimiu o Currículo Top, e o encaminhou para uma entrevista em empresa do ramo da construção civil. “Estou nas ruas há quatro dias e não foi por opção. Isso não é vida para mim, eu quero é trabalhar e logo mais receber meu salário e dar a volta por cima”, destaca.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial/Média Complexidade (PSEMC) da Secretaria de Assistência Social, Juliana Alves Máximo, pontua que o “Dia D” dá maior vazão ao trabalho que já realizado junto às PSR. “As políticas públicas destinadas a este público requerem uma escuta qualificada. Por isso, periodicamente, a equipe de abordagem social do Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] II vai até os locais onde a população em situação de rua se encontra, ouvem suas demandas e fazem os encaminhamentos naquilo que é possível auxiliar. Nesta ação, com a presença de todos os setores a quem costumamos recorrer num só lugar, esses trâmites são agilizados e conseguimos ajudar ainda mais estas pessoas”, explica.
Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS