Cada vez mais os animais de estimação têm feito parte das famílias brasileiras. O país é o 3º no ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Animais de Estimação (Abinpet). Os dados chamam a atenção de empreendedores que têm interesse em investir nesse setor. Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pets shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios, em 2022, e se mantém como tendência de negócio para 2023.
A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%. Somente no ano passado, o faturamento foi de R$ 41,96 bilhões, sendo que o Brasil está no 6º lugar no ranking mundial, e a China se mantém na 2ª colocação.
Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.
“Esse segmento é muito procurado porque é fácil, não precisa de grandes instalações para quem trata de alimentos, acessórios, roupas e brinquedos. O aumento de negócios voltados para animais de estimação cresceu de acordo com a demanda, que foi criada pelo crescimento do número de pets nos lares. A perspectiva de crescimento do setor até 2026 é de cerca de 87%”, explica Flávio Barros, gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae, ao lembrar que a instituição pode ajudar nos primeiros passos para a abertura de um negócio.
Quem viu uma oportunidade de negócio com o crescimento do setor foi o Engenheiro de Software Luiz Guilherme Rosa, do Grupo BluCrow Labs, que desenvolveu o site PetShop Em (https://petshopem.com.br/), com o objetivo de organizar as informações sobre pet shops e produtos disponibilizados no Brasil, incluindo mapa, endereço e contatos. O site possui parceria com a Petz, que oferece itens para entrega em até três horas em mais de 90 cidades onde possui lojas.
“A expectativa é nos tornarmos um dos cinco sites de pet shops com maior tráfego no Brasil em até dois anos. Apostamos no potencial do mercado pet, que tem apresentado crescimento em todo o Brasil, aliado ao crescimento das compras online. O site busca se tornar uma referência no setor, oferecendo informações organizadas, rápidas e imparciais sobre pet shops”, comenta o empresário.
Quer investir? - O Sebrae preparou dicas para ajudar os empreendedores que buscam empreender no setor de pets: fique de olho nos custos: é importante montar um quadro de custos com as despesas variáveis, fixas e comerciais; tenha um diferencial para se destacar; invista em qualidade; fidelize a clientela; divulgue para atrair clientes; cuide das exigências legais, normas e decretos.
Via: Assessoria Abinpet - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS