Acadêmicos de Pedagogia da Univel visitam clínica escola para autistas em Cascavel
O objetivo da visita técnica foi conhecer os espaços e as atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição...

No último sábado (15/04), os alunos do 4º ano de Pedagogia da Univel em Cascavel, juntamente com os residentes do Programa Residência Pedagógica, visitaram o CETEA, Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista. O objetivo da visita técnica foi conhecer os espaços e as atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição, bem como compreender a importância dos diversos métodos e da atuação da equipe multidisciplinar com os estudantes que possuem o TEA, Transtorno do Espectro Autista.
Durante a visita, os alunos participaram da II Mostra Pedagógica em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em que puderam aprender sobre os transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por interação social prejudicada e habilidades de comunicação. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática como a atuação pedagógica deve reconhecer a individualidade dos alunos para o desenvolvimento das estimulações cognitivas e sensoriais.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, enfatizou a importância da visita técnica para a formação dos futuros pedagogos. Segundo ela, é necessário que os alunos reconheçam as diferentes áreas de atuação e a importância de um trabalho sistematizado, que envolva o reconhecimento de que todos devem aprender e cabe a eles, futuros profissionais, proporcionar essa organização.
As acadêmicas Leia Rodrigues Oliveira e Ingrid Kaoma Oliveira dos Santos destacaram a relevância da experiência de visitar e conhecer a instituição para a formação, pois permitiu um olhar diferenciado sobre as especificidades dos alunos da educação especial. Elas enfatizaram que a visita técnica foi essencial para entender métodos de aprendizagem para crianças especiais e que esperam voltar para conhecer mais sobre o CETEA.
Mais Lidas
Publicidade