Os vereadores do PSC Mazutti, Alécio Espínola e Pedro Sampaio, proponentes do Voto de Louvor e Congratulações pelos 52 anos de trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cascavel, estiveram na manhã desta quarta-feira (26) na entidade para fazer a entrega da homenagem. Junto com a vereadora Professora Beth Leal (Republicanos), entregaram uma placa comemorativa ao presidente da Apae, João Maschio.
A Apae Cascavel fica na rua Manaus, 3990, Recanto Tropical, e abriga a Escola Especializada Valéria Meneghel. Atualmente, presta atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla e também síndromes, para 502 alunos, desde o nascimento até a terceira idade.
A entidade trabalha na educação, saúde e assistência social para seu público. Na educação, utiliza o mesmo currículo do ensino comum, mas adaptado aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Na Educação Infantil, começa com alunos de até 6 anos de idade na estimulação e pré-escola. No Fundamental, abrange crianças e adolescentes de 7 a 15 anos na parte de alfabetização. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos 15 anos, são oferecidas oficinas que desenvolvem a autonomia e a independência. Há ainda um projeto específico para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na saúde, os atendimentos direcionados são os de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, equoterapia, assistência social, hidroterapia, odontologia, nutrição e fonoaudiologia. A Apae Cascavel conta ainda com um ginásio de esportes com quadra poliesportiva e uma piscina térmica. Há também uma horta que ajuda os alunos a desenvolver autonomia e responsabilidade.
Em relação à terapia intensiva, há o PediaSuit, fortalecido agora com recursos repassados pela Fundação Salvador Arena. O PediaSuit é uma tecnologia inovadora trazida para a Apae com o objetivo de contribuir com a evolução psicomotora dos alunos. A unidade de Cascavel é a primeira do gênero no Brasil a introduzir esse método.
As mães com filhos na Apae também contam com espaço específico para participar de cursos de panificação e de corte e costura. Elas produzem nas instalações da Apae e recebem parte da renda com a venda dos produtos.
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS