Paraná

Paraná confirma liderança em contratação de jovens na região Sul em março, aponta Caged

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram a colocação de 9.360 jovens entre...

29 abr 23 - 23h55 Redação SOT
Paraná confirma liderança em contratação de jovens na região Sul em março, aponta Caged

O Paraná encerrou o mês de março com um saldo positivo de 9.360 jovens entre 18 e 29 anos empregados com carteira assinada, ocupando o primeiro lugar entre os estados no Sul, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged,) do Ministério do Trabalho e Previdência. O desempenho é resultado 82.188 admissões de trabalhadores nesta faixa etária e 72.828 demissões.

Santa Catarina ficou em segundo, com 7.586 jovens empregados dentro da mesma faixa etária, e o Rio Grande do Sul registrou 7.081 vagas preenchidas por trabalhadores deste mesmo grupo. No ranking nacional, o Paraná ocupa o 4° lugar, atrás apenas de estados bem mais populosos: São Paulo (36.935), Minas Gerais (21.736) e Rio de Janeiro (12.212).

Jovens entre 18 e 24 foram responsáveis pela maior parte das contratações, com 8.199 encaixes. Dentro da faixa etária de 25 a 29 anos, o saldo em março foi de 1.161 colocações. Os homens entre 18 e 29 anos também ficaram com a maior parte das vagas, com 4.976 postos ocupados; contra 4.384 mulheres na mesma faixa etária.

O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, lembra que que a colocação de jovens no mercado de trabalho recebe atenção permanente do Governo do Estado. São ofertados projetos voltados exclusivamente para o primeiro emprego e, também, para o aperfeiçoamento de mão de obra, como é o caso do programa Carretas do Conhecimento, que em 2023 levará a 49 localidades, em unidades móveis, cursos para aprimoramento profissional. Foi assinado convênio entre o Governo do Estado e 45 municípios. 

"Temos programas pensados especialmente na inserção do jovem, pois apostamos muito na possibilidade de formação direcionada às vagas disponibilizadas no Estado, em diversos setores”, afirma o secretário. “Hoje temos mais de 1.828 vagas em 10 modalidades de cursos através do projeto Carretas do Conhecimento. Também estamos em diálogo com parceiros importantes como Sesi e o Senai, do sistema Indústrias, e a Fecomércio para a abertura de mais 6 mil vagas voltadas à qualificação profissional de jovens”.

ÁREAS – As áreas e subsetores que mais empregaram jovens em março foram o de bens e serviços industriais (2.720), serviços de venda (1.991), serviços administrativos (1.615), serviços técnicos em nível médio (1.299), profissionais das ciências e artes (960), agropecuária, florestal e pesca (594) e serviços de reparação e manutenção (361).

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Geraldo Bubniak/AEN


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.