Concentrar recursos para o financiamento de ações com objetivo de informar, orientar defender e reparar danos causados ao consumidor paranaense é a finalidade do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (3).
A proposta 520/2022, do Poder Executivo, chegou ao Plenário em primeiro turno de votação e altera a Lei 14.975/2005, que trata do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fecon). Uma das alterações propostas pelo projeto é vincular o órgão à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU). A iniciativa recebeu emenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A alteração também insere uma série de incisos ao artigo 6° da Lei 14.975/2005. O artigo trata das competências e atribuições do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Confeco), responsável por gerir o Fundo.
Entre elas, o acompanhamento e controle da execução da Política Estadual de Defesa do Consumidor e a apresentação de proposições para o seu aperfeiçoamento; a garantia da promoção da participação e controle social do Estado pela sociedade na elaboração e implementação das políticas públicas para Proteção e Defesa do Consumidor, por intermédio de programas, projetos e ações; e a indicação das prioridades de atuação, auxiliando na aplicação de recursos públicos estaduais destinados ao setor.
Cidadão Honorário - Os parlamentares também votaram favoravelmente ao projeto de lei 244/2023, do deputado Marcio Pacheco (Republicanos), da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) e do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a Milton Neves.
“Jornalista, publicitário e empresário, sendo referência nacional no jornalismo esportivo e considerado um homem multimídia, atuando em veículos impressos e digitais, e a frente de sua própria agência de publicidade. Mineiro, natural de Muzambinho, iniciou a carreira em 1968, aos 17 anos, em sua cidade natal. Mas foi em Curitiba, em 1971, que começou a se destacar profissionalmente, nas rádios Colombo e Cultura. Um orgulho para esta Capital e para o Paraná, por ser o berço e origem profissional da carreira desse grande comunicador”, justifica o texto.
Avançou ainda o projeto de lei 209/2023, do deputado Delegado Tito Barichello (União) e da deputada Cantora Mara Lima, que institui o dia 31 de outubro como o Dia Estadual da Proclamação do Evangelho.
Os parlamentares aprovaram também o projeto de lei 106/2023, de autoria da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que dispõe sobre a contratação, por tempo determinado, de cinco assistentes jurídicos para atender necessidade temporária de excepcional interesse público no órgão. De acordo com a justificativa, o objetivo da contratação é dispor de pessoal para prestar serviços de assistência jurídica e social por equipes multidisciplinares lotadas em unidades prisionais.
Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Orlando Kissner/Alep
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS