segunda-feira, 14 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco
Cascavel

Inclusão social: Primeira vez dos Autistas Aurinegros no Estádio

O Futebol Clube Cascavel vem evoluindo nas questões sociais, como diz o presidente Valdinei Silva...

Inclusão social: Primeira vez dos Autistas Aurinegros no Estádio

Futebol é símbolo de inclusão e igualdade social. Além de ser um esporte de competitividade, tem grande importância na saúde e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. 

O Futebol Clube Cascavel vem evoluindo nas questões sociais, como diz o presidente Valdinei Silva, O Cascavel não é só um time de futebol, é mais que um clube, é uma instituição a serviço de Cascavel. Com essa filosofia atrelada ao trabalho, a diretoria promove diversas ações sociais.   

O destaque da vez vai para comunidade de autistas de Cascavel, que aceitaram o convite e estiveram presentes na estreia do Cascavel no Campeonato Brasileiro Série D de 2023. “O clube mantém esse trabalho voltado às questões sociais. Neste jogo promovemos essa ação de inclusão social, com objetivo de trazer aqueles que geralmente não vêm ao estádio. E como o futebol é uma paixão nacional, convidamos a comunidade autista para vir ao estádio, assim como pretendemos convidar outras pessoas que também estão distantes, que não podem/conseguem assistir aos jogos. O Cascavel vai promover essa oportunidade para aqueles que são deixados de lado pela sociedade, para vir ao estádio e assistir aos jogos do FC Cascavel.”, relatou o psicólogo do clube, Antônio Barbosa.  

Conforme o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Levando em conta essas peculiaridades, o grupo foi alocado em um local da arquibancada, separado da grande massa de torcedores do estádio. “Os alunos sentem muita dessa interação com as pessoas, de participar dos eventos. Eles ficam muito nervosos com o barulho e multidões. Mas é bom esse incentivo a participação deles, assim são mais inseridos na comunidade, participando dos eventos, inclusive de partidas de futebol no estádio, que eles adoram.”, descreveu o Marcos Paulo, presidente do Caut (Centro de Apoio e Defesa dos Direitos dos Autistas de Cascavel).

Via: Assessoria Futebol Clube Cascavel - Foto: Divulgação

Tags:

Mais Lidas