20 de agosto de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Palestra para servidores e exposição de simulador de embriaguez marcam as atividades do Maio Amarelo

Óculos simulador é capaz de reproduzir os efeitos do álcool, de substâncias entorpecentes e fadiga no cérebro humano...

Foto:

A Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar) realizou na manhã desta quarta-feira (10) uma série de atividades dentro da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização e prevenção aos acidentes de trânsito.

Como parte das atividades, aconteceu uma palestra sobre o respeito à vida no trânsito. A palestra foi direcionada para servidores municipais que trabalham como motoristas.

Um dos destaques da programação foi a apresentação de óculos simuladores que reproduzem os efeitos do consumo de álcool e entorpecentes no organismo humano.

Os participantes da palestra puderam experimentar os óculos simuladores, os quais são capazes de reproduzir fielmente os efeitos do álcool e de substâncias entorpecentes no corpo. Para a realização da atividade, cones delimitaram um espaço no qual os servidores tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência e sentir na pele os impactos de dirigir sob a influência de substâncias nocivas.

Os óculos simuladores serão utilizados em campanhas educativas promovidas regularmente pela autarquia de trânsito, visando sensibilizar a comunidade acerca dos riscos associados à combinação de direção e consumo de álcool ou drogas. A iniciativa busca reforçar a importância de comportamentos responsáveis no trânsito, visando a preservação de vidas e a redução de acidentes.

O Maio Amarelo é uma campanha nacional que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de adotar medidas de segurança no trânsito, buscando a conscientização e a mudança de comportamento de motoristas, pedestres e passageiros. A ação promovida pela Transitar representa um esforço importante para ampliar a conscientização e a prevenção de acidentes, incentivando a reflexão sobre a responsabilidade de cada indivíduo ao utilizar as vias públicas.

Simoni Soares, presidente da Transitar, destaca que o Maio Amarelo envolve toda a sociedade e não apenas órgãos ligados diretamente ao trânsito.

“Todos aqueles que entendem o seu papel dentro desse processo de segurança viária se envolvem. Hoje nós estamos com foco na embriaguez ao volante e um tema que é pouco discutido, que é a fadiga, o excesso de cansaço, ele também traz prejuízos a segurança viária”, destaca.

Uma das preocupações com os servidores, explica Simoni, é que muitos deles trabalham o dia todo atrás do volante de um veículo, são cobrados de outra forma, mas são pessoas comuns como qualquer outro motorista expostos aos riscos do trânsito.

“É um trabalho, de conscientização, de prevenção, mas principalmente pensando na saúde, na condição de trabalho, na condição de qualidade de vida dos servidores do Município de Cascavel”, enfatiza.

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.