19 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Alerta contra a dengue: Cascavel intensifica combate ao mosquito transmissor

De acordo com os dados do 3º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral), Cascavel apresenta um risco médio de infestação pela dengue, correspondendo a 2,6%...

Alerta contra a dengue: Cascavel intensifica combate ao mosquito transmissor

A batalha contra a dengue em Cascavel é constante, e pequenas vitórias são conquistadas diariamente quando o lixo é descartado corretamente e os quintais são mantidos limpos, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

No entanto, é crucial que esse cuidado persista, sem tréguas, para impedir a disseminação do mosquito. De acordo com os dados do 3º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral), Cascavel apresenta um risco médio de infestação pela dengue, correspondendo a 2,6%, enquanto o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Diante desse panorama preocupante, o alerta para que a população intensifique os cuidados no combate ao mosquito continua sendo divulgado. O levantamento foi realizado em 4.787 imóveis em todas as regiões da cidade, ao longo de três dias, e os resultados foram apresentados durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (18), na Prefeitura.

O secretário de Saúde, doutor Miroslau Bailak, reforça a importância de manter os cuidados constantes. "A dengue é uma doença que pode ser fatal. Portanto, devemos tomar cuidado não apenas com a dengue, mas também com a chikungunya, já que o mosquito transmite ambas as doenças", alerta Bailak.

Atualmente, Cascavel registra 79 casos confirmados de dengue e seis casos de chikungunya. Conforme os dados do LIRAa, embora o índice geral seja de 2,6%, há regiões da cidade onde esse número é ainda maior. Os bairros Nova York, Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália, Veneza, Presidente, Aquarela, Lago Municipal e Veredas apresentam um índice de 4,4%.

A Secretaria de Saúde destaca a importância de mobilizar toda a família na limpeza dos depósitos fixos, bebedouros de animais e vasos de plantas, utilizando água e sabão para eliminar qualquer ovo do mosquito. Além disso, é fundamental descartar adequadamente todos os resíduos orgânicos e recicláveis, evitando que se tornem possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.

"O combate à dengue é uma responsabilidade de todos", e a comunidade deve compartilhar a responsabilidade pelos cuidados necessários juntamente com o setor público.

No intuito de reforçar as ações de combate ao mosquito, com base nos dados consolidados do LIRAa, o município de Cascavel já está planejando a retomada da instalação de caçambas em bairros próximos à primavera. Na última edição dessa iniciativa, mais de 152 toneladas de lixo foram recolhidas em áreas com maiores índices de infestação, o que surtiu efeito, visto que os índices nessas regiões diminuíram significativamente.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Cascavel - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade