
O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu nesta sexta-feira (19) um estudo preliminar elaborado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel (IPMC) para implantação do Banco do Servidor.
A proposta pretende criar uma ferramenta que atenderá às necessidades dos servidores que precisem de empréstimos consignados, possibilitando a obtenção do crédito com juros bem abaixo daqueles praticados pelo mercado financeiro.
Cascavel é pioneira no Paraná a elaborar um projeto para implantar o Banco do Servidor. O estudo, coordenado por técnicos do IPMC, teve apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Procuradoria-Geral do Município.
O prefeito Leonaldo Paranhos lembra que grande parte dos servidores utiliza a modalidade de consignado para obter empréstimo. Com a reforma da Previdência, foi possibilitada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a realização de empréstimos consignados.
“A gente vai ajudar o servidor, fazendo com que ele pague uma taxa muito menor e ao mesmo tempo garantir uma remuneração maior para o IPMC. Acho que é uma saída inteligente e nosso servidor merece essa ferramenta”, afirma Paranhos.
Alcineu Gruber, presidente do IPMC, destaca que será mais uma opção ao servidor público ativo, pensionista ou aposentado para fazer o empréstimo consignado, só que de uma forma mais competitiva, já que a taxa será inferior às praticadas no mercado.
“É algo vantajoso tanto para o servidor, quanto para o próprio IPMC. O servidor terá uma taxa menor de juros e vai estar deixando o investimento no próprio instituto, engordando a carteira para uma futura aposentadoria”, enfatiza Gruber.
Esse projeto vem sendo trabalhado desde 2018, mas havia necessidade de regulamentação, o que aconteceu por meio de uma portaria que possibilita a criação do Banco do Servidor de Cascavel.
Em 2020, a Câmara aprovou a Lei 7.175, que autorizou a aplicação dos recursos do Fundo Previdenciário para empréstimo consignado.
O estudo sugere o uso de 5% das reservas do Fundo que hoje está em R$ 467 milhões. O Banco do Servidor de Cascavel, neste caso, poderia utilizar até R$ 23 milhões para emprestar aos próprios servidores.
A ideia é reduzir pela metade os juros e taxas que o servidor paga na hora de contratar um empréstimo consignado. Ao mesmo tempo, o retorno que o Banco do Servidor proporcionará ao IPMC com os juros possibilitará um rendimento financeiro maior que as aplicações atuais.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!