Paraná renova compromisso com a OCDE para cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O Paraná é o primeiro estado brasileiro e o segundo na América Latina a participar desse programa, juntamente com outras nove regiões e cidades...

Nesta terça-feira (23), o governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou no Palácio Iguaçu a renovação do compromisso do Estado do Paraná com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O foco dessa nova etapa de trabalho integrado está na governança ambiental, social e corporativa, conhecida como ESG (Environmental, Social, and Governance), que estabelece boas práticas para instituições públicas e privadas.
O Paraná é o primeiro estado brasileiro e o segundo na América Latina a participar desse programa, juntamente com outras nove regiões e cidades de diferentes países, como Bonn (Alemanha), Córdoba (Argentina), Flandres (Bélgica), Kitakyushu (Japão), Kópavogur (Islândia), Moscou (Rússia), sul da Dinamarca e Viken (Noruega).
O governador destacou que essa iniciativa, iniciada em 2019, coloca o Paraná em uma posição privilegiada, servindo como um modelo para o mundo nas áreas de sustentabilidade, crescimento econômico e programas sociais.
Ratinho Junior ressaltou a importância da parceria com a OCDE, uma organização que reúne os países mais fortes economicamente e estabelece metas globais para a qualidade de vida e o aprimoramento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ele enfatizou o avanço do estado em questões importantes, como a sustentabilidade, reconhecido pela própria OCDE, e a renovação da parceria impulsionará ainda mais o desenvolvimento ambiental, social e econômico, com a participação do terceiro setor.
Nos últimos quatro anos, os ODS foram incorporados ao orçamento do estado e serviram de base para o apoio financeiro aos municípios. Além disso, o Paraná está trabalhando na implementação de ferramentas para a colaboração entre diferentes níveis de administração, incluindo o Judiciário, auditorias, setor privado, academia e sociedade civil, a fim de estabelecer indicadores locais consistentes.
Keli Guimarães, superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, destacou que a maior participação do terceiro setor facilitará o cumprimento dos objetivos propostos. Ela afirmou que o Paraná é pioneiro no cumprimento dos ODS e, nessa nova etapa, envolverá instituições de todos os tamanhos para fortalecer parcerias com organizações internacionais.
Stéfano Marta, diretor de Desenvolvimento Sustentável do Centro de Empreendedorismo, Pequenas e Médias Empresas, Regiões e Cidades da OCDE, destacou os benefícios da parceria com o Governo do Paraná. Ele elogiou a forma como o estado utilizou os ODS como referência para suas políticas públicas e governabilidade, o que se tornou um exemplo concreto para a organização. Marta também ressaltou que essa colaboração é uma oportunidade de aprendizado para a OCDE, uma vez que puderam observar a aplicação dos objetivos em diferentes níveis de governo, integrando a atuação do estado com municípios, universidades e sociedade civil organizada.
Com essa renovação de compromisso, o Paraná reafirma seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável, servindo como referência para outras regiões e fortalecendo sua posição como líder na implementação dos ODS.
Mais Lidas
Publicidade