Empresários do Ceará se inspiram no modelo cooperativista paranaense para impulsionar o agronegócio
A comitiva foi recebida pela Diretoria Executiva da cooperativa em Cafelândia, no Oeste do Paraná, para conhecer o modelo de sucesso implantado na região...
Um grupo composto por empresários rurais e autoridades do estado do Ceará visitou a Copacol, uma cooperativa com mais de 7,2 mil cooperados, 16 mil colaboradores e um faturamento anual de R$ 9,2 bilhões. A comitiva foi recebida pela Diretoria Executiva da cooperativa em Cafelândia, no Oeste do Paraná, para conhecer o modelo de sucesso implantado na região.
Durante a visita, os representantes cearenses tiveram a oportunidade de compartilhar informações sobre suas atividades e conhecer de perto o sistema adotado pela Copacol, que tem contribuído para o desenvolvimento econômico da região. Os visitantes puderam tirar dúvidas sobre o modelo de produção, tanto de grãos quanto de proteína animal, em uma conversa produtiva e enriquecedora.
Além da Copacol, o grupo também realizou visitas em sedes de outras cooperativas da região Oeste do Paraná, imergindo nos exemplos de sucesso do modelo de desenvolvimento econômico e social. O secretário executivo do Agronegócio do governo do Ceará, Sílvio Carlos Ribeiro, elogiou o trabalho realizado pela Copacol e ressaltou a importância da missão técnica para os produtores e representantes das instituições do estado cearense. Ele destacou que o Paraná é um grande exemplo de como é possível gerar empregos no interior por meio do cooperativismo e afirmou que todos aprenderam muito com a experiência.
O superintendente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Robson Mafioletti, acompanhou a comitiva durante as visitas e enalteceu a atuação das cooperativas paranaenses. Ele ressaltou a tradição do estado no cooperativismo e a constante recepção de pessoas de outros estados em busca de conhecer o modelo de gestão e os processos de produção de alimentos das cooperativas paranaenses. Mafioletti também destacou a oportunidade de explorar a expertise dos visitantes cearenses em áreas como produção de energia eólica e criação de camarões, promovendo uma troca de conhecimentos benéfica para todos os envolvidos.
Essa visita é um exemplo claro da importância do cooperativismo como modelo de negócio e desenvolvimento para o setor agrícola. A troca de experiências entre regiões e a busca por novos modelos de agronegócio contribuem para o fortalecimento do setor e o crescimento econômico e social das comunidades rurais. O cooperativismo demonstra mais uma vez seu papel fundamental na geração de empregos, no desenvolvimento sustentável e na promoção de melhores condições de vida para os produtores rurais.