Campanha no Paraná discute os efeitos da privatização de forme leve e bem humorada
Com ação bem-humorada, que viralizou espontaneamente nas redes sociais, a população experimentou na prática por algumas horas a perda de acesso gratuito...
A maioria dos brasileiros é contra privatizações, conforme pesquisa do Datafolha, mas o percentual mostra uma população dividida: 45% são contra a venda de empresas e serviços públicos, enquanto 38% se declaram favoráveis. Entendendo que existe muita desinformação a ser combatida nesse tema, uma campanha da Federação dos Trabalhadores de Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) busca debater e conscientizar a sociedade acerca da importância das empresas públicas para o desenvolvimento econômico do país e dos riscos envolvidos na venda de ativos estratégicos à iniciativa privada.
Para o lançamento da Campanha Nacional Contra a Privatização, uma ação viral foi organizada em um bairro de Curitiba (PR). Em uma manhã de domingo, frequentadores se depararam com pistas de skate, quadras e praças fechadas por faixas. Junto, uma placa informando que o local havia sido privatizado – e que agora seria necessário pagar para utilizar o espaço.
“Do dia para a noite, algo que era benéfico e gratuito para todo mundo passa a ter uma etiqueta de preço para benefício de poucos. É um exemplo simples, com o qual queremos chamar a atenção sobre quem ganha e quem perde com isso, criando um paralelo com todas as privatizações que aconteceram e estão acontecendo”, explica Deonísio Schmidt, presidente da Fetec-CUT-PR.
O resultado é um filme com reações divertidas, que vão do estranhamento à revolta, ou à simples desobediência.
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