Políticas públicas para a pessoa idosa em Cascavel são referência para outras cidades
Nesta quinta-feira, Cascavel sediou o 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos, evento promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná com apoio do Município...

Cascavel Caridoso, Condomínio Cascavel Caridoso, entre outros, se tornaram referência para cidades do Paraná e do Brasil. Nesta quinta-feira (29), representantes de várias cidades do Paraná participam, desde o início da manhã, do 2º Seminário Feliz Cidades dos Idosos, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com o apoio do Município de Cascavel.
Pelas políticas públicas implantadas, Cascavel é uma das 31 cidades do Paraná reconhecidas e certificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o selo Cidade Amiga do Idoso.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que implantar políticas públicas para a população idosa é uma questão de decisão de governo. "Buscar as infraestruturas necessárias, construir onde é necessário, definir uma política para uma fatia da população que tanto produziu para a nossa cidade. Fico feliz porque outras cidades estão vindo para Cascavel, claro também para trazer boas ideias, mas levarão daqui aquilo que nós já temos consolidado. É um dia importante para a nossa cidade, um dia de comemoração pelo que temos e pelo que vamos conquistar", enfatiza Paranhos.
O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Jr, destaca que a cada dia aumenta o número de pessoas com 60 anos ou mais e discutir as políticas públicas para a pessoa idosa é necessário. "Cascavel é uma grande referência no estado quanto ao atendimento e à política da pessoa idosa", diz.
O deputado estadual Cobra Repórter, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, destacou que os programas desenvolvidos em Cascavel são exemplos de trabalhos que precisam ser feitos em todo o Paraná.
"Daqui vamos levar os exemplos para outras regiões do estado e podem ter certeza de que o que acontece em Cascavel nós levaremos para outras regiões do Brasil", enfatiza.
Leandre Dal Ponte, secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, destacou que o evento realizado em Cascavel é inovador, necessário e estratégico. Ela ressalta que atualmente o número de pessoas idosas no Paraná já supera o de crianças e adolescentes.
"Isso é algo desafiador para as políticas, para o mercado de trabalho, mercado de consumo, para a sociedade. Isso muda tudo, muda o jeito de se organizar enquanto sociedade. E foi justamente com esse olhar, com essa visão, que o governador Ratinho Junior trouxe a política da pessoa idosa para o status de secretaria", observa.
Mais Lidas
Publicidade