Doação de Leite Humano: Cascavel tem a segunda maior rede de coleta do Estado
Dos 15 pontos de coleta do Paraná, três estão em Cascavel e são abastecidos à medida que o incentivo e a conscientização da importância do aleitamento materno aumentam ...
Um alimento completo, que nutre, melhora a imunidade, ajuda a evitar alergias, problemas respiratórios e uma série de doenças na vida adulta. Esse é o leite materno. Embora seja a melhor fonte de nutrição para um bebê, não são todas as mães que conseguem amamentar; e é nessa situação que as doadoras e os bancos de leite humano cumprem uma missão especial.
No Policlínica Hospital, em Cascavel, um programa de incentivo à doação tem transformado realidades, ajudando mãezinhas a nutrir seus bebês de forma natural, respeitando o tempo de cada uma e auxiliando com orientações, informações e carinho quando as dificuldades surgem. O trabalho é realizado pela equipe da UTI Neonatal, que apoia o Banco de Leite do Hospital Universitário.
Depois de passar por um processo no HU, parte desse leite volta para o Policlínica, para atender recém-nascidos das UTINs (UTIs Neonatal). Esses bebês nem sempre podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães e precisam contar com a solidariedade e doações. O leite materno é essencial para o desenvolvimento e crescimento de toda criança, mas se torna ainda mais importante para esses bebês.
O banco de coleta do Policlínica recebeu, entre janeiro e abril, doações de 51 mães. A média arrecadada foi de 54 litros por mês, que permitiram atender a 150 bebês internados no hospital.
Bancos de Leite Humano no Paraná - O estado possui 15 bancos de leite humano e 15 postos de coleta para o atendimento. Somente em Cascavel são 3 pontos de recolhimento e 1 banco. Em 2022, foram coletados aproximadamente 24.175 litros de leite no estado, beneficiando mais de 15.250 bebês. Mesmo assim, a quantidade doada ainda é insuficiente para atender a demanda de todas as UTINs do estado.
Cascavel tem a segunda maior rede de leite humano, com 3 pontos de coleta, entre eles, o Hospital Universitário, que também administra o banco de leite. Maior que a estrutura da cidade, somente a rede de Londrina, que possui 4 pontos de coleta e um banco.
O Banco de Leite do HU recebeu em média 150 litros por mês, no último trimestre, número abaixo do esperado para manter o estoque e alimentar os bebês que dependem dessa doação.
Como doar? - Toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Qualquer quantidade doada pode ajudar. Cerca de 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. Cada recipiente de 300ml de leite materno humano pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia.
O ponto de coleta de leite humano do Policlínica Hospital está à disposição das mãezinhas que tiveram lá os seus bebês. As demais devem procurar o Banco de Leite do Hospital Universitário.