12 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Agronegócio: 70 a 80% da produtividade da lavoura é definida no plantio, alerta Paulo Arbex

Especialista estará em Cascavel no próximo dia 25 para o evento Arena da Plantabilidade 2023; e as inscrições estão abertas...

Agronegócio: 70 a 80% da produtividade da lavoura é definida no plantio, alerta Paulo Arbex

Diante das recentes safras frustradas pelas condições climáticas adversas causadas pelos três anos de La Niña, os olhares do produtor se voltam ainda mais para os fatores que, durante o planejamento do próximo ciclo de culturas, podem ajudar a amenizar as consequências de fenômenos naturais e imprevisíveis.

O doutor em plantabilidade e professor de Mecanização da UNESP (Universidade Estadual Paulista), Paulo Arbex, garante que o segredo de uma boa safra está no plantio. “De 70 a 80% da produtividade é definida no plantio, não tem como plantar mal e querer colher bem. Neste momento em que o regime de chuvas não está muito assertivo é preciso concentrar as forças em fazer o melhor plantio possível, para que as outras etapas sigam com a mesma qualidade e a colheita seja a melhor dentro das possibilidades” reforça Arbex. 

Os fatores que devem ser levados em conta para a melhora na qualidade da semeadura das lavouras será o tema do evento Arena da Plantabilidade 2023, que acontece no dia 25 de julho no auditório do Centro Universitário FAG, em Cascavel. Será um dia inteiro de imersão com grandes especialistas que vão ensinar de que forma boas práticas em plantio e tecnologia de sementes impactam na produtividade das lavouras e rentabilidade do produtor rural. 

Ganho real na produtividade - Paulo será um dos palestrantes do evento e traz dados concretos sobre os ganhos que a atenção ao equipamento utilizado na semeadura pode proporcionar ao produtor. O foco está na regulagem da plantadeira. “Os bons resultados que a qualidade da semeadura traz na colheita podem ser comprovados no campo. Temos um projeto chamado plantio de ouro, que consiste na comparação do plantio realizado pelo produtor e o plantio realizado com os ajustes na máquina. Nós fazemos a semeadura de uma área ao lado da cultivada pelo produtor e depois na hora da colheita fazemos o comparativo. Em uma lavoura de soja conseguimos aumentar o ganho em produtividade de cinco sacas por hectare”, exemplifica o especialista. 

Cuidado com a tecnologia - Paulo Arbex traz ainda uma dica para o produtor levar em conta na hora de investir em novas tecnologias. “Tenho que saber que nem toda a tecnologia disponível é para todos. Preciso pensar, qual é a novidade que me serve? Adianta eu ter um dosador de altíssima precisão para fazer um plantio mais rápido no Paraná? Não, porque a característica das áreas desse Estado não são ideais para isso. Para quem não está prevendo investir em um equipamento novo, uma tendência crescente é a reforma de máquinas usadas, implantando as tecnologias que favorecem as características e necessidades de cada produtor e área a ser cultivada. São dicas para evitar investimentos que podem não agregar”. 

Arena da Plantabilidade - A atenção da mecanização é apenas um dos fatores que devem ser levados em conta para um bom processo de semeadura. Além dele, temos a escolha de sementes de qualidade e o investimento em tecnologia para o tratamento da semente. Todos esses assuntos serão abordados no evento Arena da Plantabilidade 2023 por um time de especialistas. “O evento vai oferecer todas as informações para capacitar quem está na linha de frente. Eu digo que é o processo de afiar o machado para a safra”, finaliza Paulo Arbex. 

O evento é realizado pela empresa de educação para o agronegócio, My Farm Agro. Mais informações podem ser obtidas no site https://arenadaplantabilidade.com.br/cascavel.

Por: SOT/Via: Assessoria My Farm Agro - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade