terça-feira, 22 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme: uma das doenças mais comuns no país

A patologia é resultado de uma alteração genética responsável por modificar as hemácias, e endurecem...

Neste dia 19 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme. De acordo com as estimativas do Ministério da Saúde, a doença é uma das mais comuns, representando cerca de 25 a 30 mil pessoas com esse diagnóstico no país. A patologia é resultado de uma alteração genética responsável por modificar as hemácias, e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos pequenos vasos e a oxigenação dos tecidos.

No Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), esses pacientes são referenciados para o ambulatório de hematologia, principalmente em situações emergenciais, como o do paciente Izaias de Lima. Ele, que mesmo em tratamento, conta que situações de crises e dores são comuns, e o atendimento no hospital é essencial nestes momentos. “Eu comecei a ter crises ainda na infância. Para mim, as dores são insuportáveis, e as crises podem ainda ocasionar outros problemas pela falta de circulação sanguínea. É preciso sempre estar atento”, comenta. Izaias conta que as crises não têm uma periodicidade específica, mas que apenas neste ano, foram três internamentos no Huop. “É um atendimento excepcional que temos aqui. E dessa última vez estive internado justamente no dia de conscientização sobre a doença”, enfatiza.

Izaias também é membro da Associação de Pacientes com Doença Falciforme do Estado do Paraná, e comenta que são cerca de 60 pacientes que realizam esse tipo de tratamento na macro-região, e que eventualmente precisam do atendimento de alta complexidade, oferecido no Huop.

Via: Redação/Unioeste - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.