segunda-feira, 21 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Audiência pública aprova Plano de Mobilidade Urbana de Cascavel

iscussões em torno do tema aconteceram na noite de ontem no Teatro Sefrin Filho e serão transformadas em lei que darão as diretrizes sobre as ações de mobilidade urbana nos próximos anos

O Plano de Mobilidade Urbana de Cascavel foi aprovado na noite desta quinta-feira (2) em audiência pública realizada no Teatro Municipal Sefrin Filho. O plano é um dos principais pilares do planejamento urbano, discutiu o sistema viário que a cidade dispõe e projeta esse sistema para o futuro.

O presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Tales Guilherme, destaca que a mobilidade urbana é um tema que atinge a todos os moradores. “A gente está tratando de transporte a pé, de bicicleta, transporte de ônibus, transporte de cargas, individual e de veículos. Todos os cidadãos estão diretamente ou indiretamente envolvidos”, afirma.

Tales destacou a importância da participação popular nos debates. Ele lembrou que ao longo da elaboração do plano, foram realizadas reuniões de bairros, pesquisas de origem e destino com a população, que balizaram o plano antes de ser levado à discussão na audiência final. “Não adianta a gente ter os dados frios nas mãos sem saber os anseios e as necessidades da população para saber quais são as tendências da cidade para o futuro. O Plano de Mobilidade é uma ferramenta que escuta o cidadão, olha para os dados estatísticos e projeta, planeja soluções para os problemas atuais e do futuro”, explica.

Giovani Tavares, diretor do IPC, explica que o Plano de Mobilidade Urbana está pensando a cidade para as próximas duas décadas. “A visão da população é muito importante para nós do instituto porque ela demonstra uma visão mais realista de tudo o que está acontecendo. Problemas pontuais, problemas que podem ser solucionados no curto, médio e longo prazo”, observa.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Camila de Oliveira, participou da audiência e destacou a importância da participação popular nas discussões em torno do plano. “A gente vê essa necessidade da população vir para saber o que acontece e também poder opinar. É importante a população ter sua voz e saber que pode ser ouvida”, observa.

Estagiária em uma construtora, Beatriz Junqueira Storrer, afirma que o planejamento de uma cidade é fundamental. “Como nós moramos aqui, é importante dar nossa opinião, participar. É muito importante a gente pensar a longo prazo, porque além de a gente estar morando aqui, nossos filhos, nossos netos também vão usufruir, desfrutar da nossa cidade”, afirma.

Um projeto de lei será enviado à Câmara para votar o Plano Municipal de Mobilidade. Antes disso, no entanto, ele ficará aberto até o dia 18 de agosto para novas contribuições.  O plano é flexível, dará as diretrizes para as ações dos próximos 20 anos, mas pode ser alterado ao longo dos anos.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.