Cascavel

Associação Cultural e Esportiva de Cascavel se destaca em competições pelo Brasil

Associação tem como objetivo preservar e difundir a cultura japonesa; atletas e can...

14 ago 23 - 17h36 Atualizado 14 ago 23 - 17h41 Redação SOT
Associação Cultural e Esportiva de Cascavel se destaca em competições pelo Brasil

A Associação Cultural e Esportiva de Cascavel (ACEC) está em festa. Isso porque, recentemente, representantes da entidade obtiveram resultados significativos em competições pelo Brasil. 

O grupo, que visa preservar e difundir a cultura japonesa em Cascavel, foi representado em três eventos de grande relevância: no 38º Campeonato Brasileiro de Gateball, em Assis Chateaubriand/PR, nos dias 20 e 21 de maio; no 36º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado em Mogi das Cruzes/SP, no último dia 23 de julho, e no XVII Festival Brasileiro de Taiko, realizado no dia 30 de julho, em Serra Negra/SP. 

Gateball - No Campeonato Brasileiro de Gateball, os atletas conquistaram a terceira colocação na categoria diamante. 

O jogo, bastante popular no Japão, consiste em um esporte similar ao croquet, onde os jogadores ficam dispostos em uma quadra retangular e devem utilizar um taco para fazer com que as bolas passem por um aro de mental fixado no chão. 

No Brasil, o gateball foi introduzido ainda nos anos 70, pelo imigrante japonês Matsumi Kuroki, e em Cascavel, o time da ACEC é formado por associados, descendentes, ou não, de japoneses. 

Taiko - Já no XVII Festival Brasileiro de Taiko, os tocadores da ACEC, do grupo Zenshin Daiko, participaram nas categorias júnior, master e odaiko.

Em Serra Negra, os grupos se apresentaram e obtiveram resultados de destaque. A categoria Master, formada por adultos a partir dos 40 anos, conquistou o primeiro lugar, e a categoria Junior, formada por integrantes que têm entre 12 e 18 anos, conquistou a terceira colocação.

O grupo foi formado em 2010 e, desde então, tem se destacado nas competições Brasil afora, conquistando, também, um público fiel que se encanta pelas batidas sincronizadas e expressivas dos taikos (tambores japoneses). 

Karaoke - Em relação ao canto, a ACEC conquistou três colocações de destaque durante o 36º Concurso Brasileiro da Canção Japonesa, realizado em Mogi das Cruzes/SP. Por lá, a categoria Doyo C de canto ficou em 6º e 8º lugar e a cantora Beatriz Matsumoto levou mais um primeiro lugar na categoria POP. 

Restrito a interpretações na língua japonesa, o festival reuniu 712 cantores com idades de 3 a 97 anos - nesse ano, dois concorrentes nasceram em 1926.

Os participantes venceram provas realizadas em associações locais e regionais e, depois, em baterias disputadas por estado. Somente após essa grande peneira, foram definidos os artistas que aptos para o Festival, que contou com um corpo de 35 jurados.

Reconhecimento  - Para o presidente da ACEC, senhor Paulo Minaki, os resultados são recebidos com muito orgulho e gratidão, principalmente por representarem um reconhecimento aos esforços e à dedicação de cada um dos atletas e cantores que fazem parte da Associação. 

Ainda de acordo com ele, além das colocações de destaque, também é preciso destacar a participação dos membros, pois é a partir desse movimento que se fortalece a tradição e a cultura japonesa. 

“Estamos muito felizes com os resultados. Nosso principal objetivo, enquanto Associação, é oportunizar a valorização e o fortalecimento da nossa cultura. Ver os nossos membros se destacando em competições e participando cada vez mais desses encontros é sinônimo de muita alegria”, conclui Paulo.

Via: Assessoria ACEC - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.