14 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Plenário de Cascavel aprova projeto de lei para promover saúde mental nas escolas municipais

Com a crescente preocupação com a saúde mental nas escolas, a aprovação deste projeto marca um passo significativo na direção de criar...

Plenário de Cascavel aprova projeto de lei para promover saúde mental nas escolas municipais

Foi aprovado por unanimidade em primeira votação, na sessão desta segunda-feira (28), o Projeto de Lei nº 70/2023, que estabelece o "Programa de Inteligência Emocional - Um olhar à saúde mental" nas escolas municipais. Idealizado pelos vereadores Policial Madril (Podemos), Cidão da Telepar (PSB), Alécio Espínola (Podemos) e Edson Souza (MDB), o programa visa promover a saúde mental de alunos e profissionais da educação, abordando questões como ansiedade, medo, bullying e outros desafios emocionais que podem afetar o ambiente escolar.

Com a crescente preocupação com a saúde mental nas escolas, a aprovação deste projeto marca um passo significativo na direção de criar um ambiente de aprendizado mais saudável e acolhedor para a comunidade escolar de Cascavel.

Objetivos ambiciosos

O Programa de Inteligência Emocional "Um olhar à saúde mental" estabelece diversos objetivos para melhorar a qualidade de vida emocional dos envolvidos na educação municipal. Entre os principais, destacam-se:

Acolhimento Emocional: O programa busca acolher profissionais e alunos em suas fragilidades emocionais, reconhecendo o sentimento de insegurança, ansiedade e medos causados pelas demandas educacionais.

Aprimoramento das Ações de Saúde Mental: Visa aprimorar as ações nas unidades de ensino relacionadas à saúde mental, incluindo reflexões e medidas de enfrentamento de fobias, bullying e outras formas de violência que afetam o aprendizado e o desempenho dos profissionais.

Desenvolvimento Pleno: Propõe novas ações de cuidados com a saúde mental para promover o desenvolvimento cognitivo, social, físico e afetivo dos alunos, visando a melhoria da qualidade educacional.

Fomento do Autoconhecimento e Autocuidado: Estimula o autoconhecimento e autocuidado, fortalecendo a saúde mental e o desempenho profissional e escolar.

Prevenção de Conflitos e Promoção da Cultura de Paz: Busca a prevenção de conflitos e a promoção de resoluções mais positivas, fomentando a cultura de paz, diálogo e não violência.

Redução de Ansiedade, Estresse e Evasão Escolar: Tem como meta a redução dos níveis de ansiedade, estresse, medos, violência e a evasão escolar.

Fomento da Empatia, Compaixão e Solidariedade: Busca promover a empatia, a compaixão e a solidariedade nas escolas e na sociedade em geral.

Aprendizado das Emoções e Suas Reações: Proporciona o aprendizado sobre como lidar com as emoções e suas reações de forma saudável.

Impacto na comunidade escolar

A implementação do Programa de Inteligência Emocional "Um olhar à saúde mental" terá um impacto significativo na comunidade escolar de Cascavel. Ao promover a saúde mental, o programa pode contribuir para um ambiente de aprendizado mais seguro, acolhedor e produtivo. Além disso, a iniciativa pode ajudar a reduzir casos de ansiedade, estresse, violência e evasão escolar, proporcionando um futuro mais promissor para os alunos.

Na justificativa do projeto, os autores enfatizaram a importância de priorizar a saúde mental na educação. “A escola é um espaço público privilegiado, onde desde cedo as relações sociais se desenvolvem e o exercício da cidadania se efetiva. De modo consequente, no contexto escolar se refletem muitos dos conflitos e tensões existentes na sociedade, e com isso, devemos relacionar a escola como um espaço de rede de proteção, prevenção, acolhimento e atendimento à saúde mental, identificando e sinalizando possíveis fragilidades”, diz o texto.

“Alunos com boa saúde mental apresentam uma boa integração com a sua comunidade, fazem bom uso da escola como local de aprendizagem e socialização, têm amigos com quem compartilhar as conquistas e os desafios e um bom relacionamento com familiares, além de condições de aproveitar atividades de lazer.  Estes alunos têm capacidade de resiliência frente às adversidades, perdas e frustrações”, destacaram ainda os vereadores.

Caso seja aprovado em segunda votação e sancionado pelo prefeito, o programa deverá ser regulamentado pelo Poder Executivo e implementado gradualmente nas escolas, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.

Por: SOT/Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade