Paraná

Lideranças visitam a APAC e conhecem trabalho da entidade em Toledo

Além de Toledo e Barracão, no Paraná a APAC também mantém unidades em Pato Branco e...

06 set 23 - 18h06 Redação SOT
Lideranças visitam a APAC e conhecem trabalho da entidade em Toledo

Atendendo ao convite da diretoria do Conselho da Comunidade da Comarca de Toledo, diversas autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti, visitaram a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) nesta terça-feira (05). O objetivo era mostrar o funcionamento da unidade, uma das quatro instaladas no Paraná, e o trabalho de recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Atualmente, o local abriga 27 recuperandos.

Inaugurada em dezembro de 2021, o seu funcionamento se efetivou em 7 de março de 2022, com a chegada dos funcionários e os três primeiros recuperandos, que passaram por um estágio de 100 dias de conhecimento da metodologia na APAC de Barracão, primeira unidade instalada no Paraná. As rotinas do espaço foram detalhadas pela equipe de trabalho do local. A atividade foi acompanhada pelo juiz corregedor dos Presídios da Comarca de Toledo, Figueiredo Monteiro Neto.

Figueiredo Neto fez um reconhecimento ao envolvimento da Prefeitura de Toledo, por meio dos seus diversos setores, para o desenvolvimento das atividades. “Sempre tivemos uma ampla recepção em diversas Secretarias Municipais da atual gestão. Isso tem contribuído grandemente, pois temos o apoio e isso tem garantido o atendimento. Todo esse cuidado da comunidade de Toledo e a participação dos serviços públicos, somados aos esforços dos Poderes Legislativo e Judiciário, é o que faz esse trabalho dar certo”, disse.

As palavras do magistrado, de acordo com o prefeito Beto Lunitti, impõe à gestão municipal um compromisso ainda maior. “O que vimos aqui nos faz sair diferentes. É possível recuperar vidas e isso nos leva a olhar as pessoas não a partir do seu delito, mas sim, da sua humanidade. Isso nos impõe mais responsabilidades. A nossa gestão, e [vice-prefeito] Ademar [Dorfschmidt] pode confirmar isso, tem como meta colocar a economia a serviço da vida”, disse. 

O vice-prefeito de Toledo, por sua vez, lembrou as lutas encampadas quando ainda era vereador por acreditar na metodologia da APAC. “Estamos felizes em ver os frutos dos nossos enfrentamentos”, lembrando a emoção vivenciada por todos durante o momento de integração e conversa entre os recuperandos e os visitantes. Também estavam presentes no ato a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, o presidente da Câmara Municipal Dudu Barbosa, os membros da Diretoria Executiva da APAC Daniel Kopicz, Ramasses Mascarello e Ernani Magnabosco, o ex-prefeito Lúcio de Marchi, vereadores e convidados. 

Além de Toledo e Barracão, no Paraná a APAC também mantém unidades em Pato Branco e Ivaiporã.

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.