Paraná

Jovens produtores do Conecta conhecem tecnologia avançada do CTA de Cafelândia

Produtores participantes do Programa Conecta conheceram as instalações do Centro de...

10 set 23 - 13h00 Redação SOT
Jovens produtores do Conecta conhecem tecnologia avançada do CTA de Cafelândia

A estrutura é uma referência em tecnologia ao setor: tudo o que tem de mais avançado está no aviário-escola e serve como modelo para os cooperados replicarem os bons exemplos, tanto em equipamentos quanto em manejo. “Essa foi a primeira atividade desenvolvida no CTA: um espaço para capacitação de todos envolvidos no processo de produção. O que os jovens aprenderam aqui será praticado nas propriedades rurais, aprimorando os nossos resultados”, afirma a supervisora de Fomentos, Adrieli Hernandes.

São 3.544 metros quadrados de área construída: sala de aula para os cursos; alojamento com 14 vagas para recepcionar visitantes; refeitório; moradia para o granjeiro; e o aviário-escola.

Monique Fuzão, neta de cooperado Izair, que mantém dois aviários com 40 mil aves em Cafelândia, afirma que essa foi uma oportunidade para ver o que há de novo no mercado. “Tem muita novidade que vai fazer a gente evoluir em resultado. O Conecta proporciona conhecer essas tecnologias e o CTA surpreendeu pela modernidade”, afirma a participante do Programa Conecta.

Além de pesquisas científicas, estão previstos no CTA cursos de manejo de frango de corte/pré-abate/equipamentos, operação de painéis elétricos, limpezas de prevenção, elétrica básica e montagem de pinteiro, além de outras orientações avançadas.

HOTEL 5 ESTRELAS - Como um verdadeiro resort, os hóspedes do aviário-escola recebem o que há de melhor. E neste caso estamos falando das aves, que vão demonstrar na prática o que realmente funciona, para depois ser repassado aos aviários das propriedades integradas.

TECNOLOGIA SEM FIM - Os equipamentos são uma atração a parte: foram instalados controladores de ambiência Smaai 5, Active 20 e AC 2000 Pro: os três podem operar o galpão. Além disso, a estrutura conta com isolamento térmico no forro, com lã de vidro, tudo para manter temperaturas ideais em todo o alojamento.

O tratamento de água possui um sistema de ponta, garantido pelo Quarteto Plus, composto por motobomba periférica (para garantir vasão); bomba dosadora (para desinfecção da água); dosador antidureza e bomba dosadora (para injetar medicamentos e demais produtos na água).

Quando há falhas na ambiência dentro do galpão, o Módulo Granja alerta o avicultor. “O alerta sonoro e visual é emitido. No celular também é enviada uma mensagem em tempo real para que o produtor tome as providências necessárias”, explica Priscila Michelin Groff Urayama, médica veterinária supervisora do CTA.

BIG BROTHER AVIÁRIO - Ao longo da estrutura, câmeras foram instaladas com o objetivo de auxiliar nos cursos e no manejo: elas estão distribuídas em pontos estratégicos para que os pesquisadores observem o comportamento das aves.

QUALIFICAÇÃO - Em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), os cursos realizados no CTA terão instrutores mestres e doutores na área. Estudos também serão desenvolvidos com universidades para verificar aditivos para a ração com objetivo de melhorar desempenho em conversão alimentar e sanidade. “O espaço será uma vitrine para conhecer o que há de mais avançado no mercado para o setor. É local para o desenvolvimento dos cooperados, colaboradores e granjeiros, inclusive para quem quiser ingressar na atividade”, afirma o superintendente de Produção da Copacol, Irineu Dantes Peron.

INOVAÇÃO - Para se manter no topo, as estratégias a campo precisam ser alinhadas e acompanhar a evolução contínua. De todo o País, a Copacol é uma das primeiras a implantar um espaço exclusivo a testes de tecnologias, manejos e ao aperfeiçoamento da mão de obra. “Nosso objetivo com CTA é trabalhar o desenvolvimento dos envolvidos, afim de consolidar os resultados da Avicultura, com redução de custos pela otimização dos recursos utilizados na criação e qualidade dos produtos”, explica Douglas Silva, gerente Integração Aves.

Via: Assessoria Copacol - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.