Conclusão do laudo sobre acidente na BR-277 em Balsa Nova, revela causas e desdobramentos
O acidente envolveu um total de 128 veículos, considerando combinações de veículos de carga....

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta quarta-feira (20/09), o Laudo Pericial de Acidente de Trânsito (LPAT) referente ao gravíssimo engavetamento ocorrido no dia 2 de setembro, na BR-277, no km 136, em Balsa Nova, no estado do Paraná. O LPAT é um documento de perícia administrativa que foi encaminhado à Polícia Civil para auxiliar na realização do laudo pericial criminal, além de poder ser utilizado em questões de seguros automotivos e outras demandas.
O acidente envolveu um total de 128 veículos, considerando combinações de veículos de carga. No entanto, ao considerar cada composição veicular como uma unidade de tráfego, o número de veículos envolvidos é de 82. No total, 94 pessoas estiveram envolvidas no acidente, com cinco vítimas fatais em três veículos de passeio, sendo três homens e duas mulheres. Além das vítimas fatais, 12 pessoas sofreram lesões leves ou graves.
A conclusão do laudo pericial aponta que o fator determinante do acidente foi o intenso nevoeiro no local, o que resultou em visibilidade extremamente reduzida. Esse fator, aliado à reação tardia ou ineficiente dos condutores, contribuiu significativamente para a ocorrência do acidente.
Um fator agravante das lesões foi a diferença de massa entre os veículos envolvidos. Todas as vítimas fatais estavam dentro de veículos de passeio que ficaram "prensados" entre dois veículos de carga.
Fatos relevantes indicam que a velocidade regulamentar da via era de 80 km/h, com sinalização horizontal e vertical nítida. Além disso, placas de sinalização advertiram sobre a possibilidade de neblina dois quilômetros antes do local do acidente, orientando a redução de velocidade e proibindo o estacionamento no acostamento em caso de neblina.
A rodovia permaneceu interditada no sentido Ponta Grossa desde o início do acidente, sendo totalmente liberada no domingo seguinte, por volta das 13h20. No sentido Curitiba, não houve interdição total, mas uma operação "pare-e-siga" foi realizada para aliviar o tráfego preso devido à interdição na via.
O LPAT, que contém informações detalhadas sobre o acidente, está disponível integralmente apenas para envolvidos e órgãos oficiais. A divulgação desse laudo oferece mais clareza sobre as circunstâncias do acidente e pode ser valiosa para as investigações em curso e para as partes envolvidas.
SAIBA MAIS - Cinco pessoas morrem em engavetamento com mais de 50 carros na BR-277; Varias colisões e incêndios
SAIBA MAIS - Câmeras acopladas em caminhão registra engavetamento na BR-277 em São Luiz do Purunã
SAIBA MAIS - Imagens fortes: BR-277 segue parcialmente interditada após engavetamento com mais de 50 carros
SAIBA MAIS - Vítimas do engavetamento na BR-277 são Identificadas
Mais Lidas
Publicidade