Cascavel

Lei Paulo Gustavo já tem cerca de 80 projetos culturais inscritos em Cascavel

Categoria audiovisual é a com mais projetos....

17 out 23 - 17h00 Redação SOT
Lei Paulo Gustavo já tem cerca de 80 projetos culturais inscritos em Cascavel

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que prevê repasses de recursos para ações do setor cultural nos estados, municípios e Distrito Federal, alcançou cerca de 80 projetos culturais inscritos até o momento, em Cascavel. Os editais de adesão à Lei foram abertos pela Prefeitura no dia 31 de agosto e termina nesta quarta-feira (18). 

Do total de projetos inscritos, 26 se concentram na categoria audiovisual, abrangendo videoclipe, curta metragem, média metragem, produção de games, entre outras iniciativas relacionadas à área. Os demais projetos abrangem diversas expressões artísticas, como música, artes cênicas, literatura, entre outros. A verba total destinada a essas iniciativas em Cascavel é de R$ 2,6 milhões, com alocação de 70% para projetos audiovisual e 30% para outras áreas. 

Conforme o consultor cultural para gestão dos projetos referentes à LPG, Willian Fischer, a busca pelos agentes culturais no município tem sido realizadas por meio de mensagens de e-mails, grupos de WhatsApp,  peças de divulgação, como outdoor, panfletos e também pelas redes sociais, além de entrevistas em rádio e televisão, incluindo atendimentos presenciais com plantões nos fins de semana. “Se não fosse a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em estabelecer esse cronograma de atendimento, a quantidade de projetos seria reduzida”, comenta. 

Após o encerramento do período de inscrições, os projetos serão analisados por uma Comissão Técnica da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de verificar se todos os documentos estão de acordo com o solicitado no edital. Posteriormente, serão enviados para os pareceristas, que são os profissionais terceirizados e contratados pela Secretaria, para que seja analisado cada projeto, no que diz respeito ao seu mérito. 

“Os projetos serão selecionados e aprovados, conforme critérios de pontuação contidos nos editais e dados pelos pareceristas. Os aprovados serão divulgados e os recursos devem ser liberados até o final do ano”, explica Fischer. 

Balanço - Além do atendimento presencial no escritório na Secretaria Municipal de Cultura, que fica dentro do Teatro Municipal, outros canais foram disponibilizados para que a classe artística pudesse sanar dúvidas referentes ao edital, como e-mail e WhatsApp, além de escritório com atendimento presencial da assessoria de suporte especializado no Centro Cultural Gilberto Mayer. Foram mais de 191 atendimentos via WhatsApp, sobre questões tributárias, interpretação dos editais e formulários de inscrições. Já os atendimentos presenciais foram mais de 127. 

Além disso, agentes culturais participaram das oficinas disponibilizadas sobre “Elaboração de projetos”, “Execução de Projetos” e “Prestação de Contas de Projetos”, realizados em agosto, período anterior à abertura dos editais. 

Próximas fases - O assessor especializado na temática, Willian Fischer, explica que os trabalhos de assessoria continuarão sendo realizados também nas próximas fases, ou seja, na execução e prestação de contas. “Na execução dos projetos, durante o ano de 2024, uma outra equipe especializada realizará o monitoramento das ações, solicitará informações aos agentes culturais e verificará, in loco, como estão sendo desenvolvidas as atividades e se as mesmas estão de acordo com o que consta planejado nos projetos apresentados, com verificação de documentos comprobatórios, metas cumpridas, resultados alcançados, se a gestão financeira foi regular, dentre outros temas. Depois, em 2025, ocorrerá a fase de prestação de contas”, pontua.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.