11 de maio de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Legislativo cascavelense pede que Justiça Eleitoral faça eleições para Conselho Tutelar

Os parlamentares argumentam que no âmbito municipal, as eleições para conselheiro tutelar são uma peça vital no cuidado e zelo pelas crianças ...

Legislativo cascavelense pede que Justiça Eleitoral faça eleições para Conselho Tutelar

Foi aprovada na sessão desta terça-feira (31), uma Moção de Apelo ao Congresso Nacional para que elabore e submeta à apreciação em plenário, projeto de lei que transfira a responsabilidade das eleições do Conselho Tutelar dos municípios para a Justiça Eleitoral em todo o país, assim como acontece nas eleições municipais para os cargos de prefeito e vereadores.

A matéria foi assinada pelos vereadores Cleverson Sibulski, Dr. Lauri, Edson Souza, Josué de Souza, Policial Madril, Professora Beth Leal, Professora Liliam, Sadi Kisiel e Tiago Almeida.

Os parlamentares argumentam que no âmbito municipal, as eleições para conselheiro tutelar são uma peça vital no cuidado e zelo pelas crianças e adolescentes da comunidade, contudo, é notório que os municípios, apesar de seu comprometimento, muitas vezes carecem da expertise necessária para conduzir um processo eleitoral eficiente e imparcial”. Por isso, deve ser discutida a possibilidade de transferir a responsabilidade da realização dessas eleições para o Justiça Eleitoral, um órgão já consagrado por sua excelência na condução de processos eleitorais em níveis mais abrangentes.

A Justiça Eleitoral é referência máxima para as eleições que elegem vereadores, prefeitos, deputados, governadores e presidente e tem experiência consolidada na organização de pleitos, garantindo transparência, segurança e legitimidade aos resultados. Sua estrutura poderia ser uma ferramenta valiosa na condução das eleições para conselheiro tutelar, assegurando um processo mais eficaz, com procedimentos uniformizados, com tecnologias avançadas de votação e fiscalização mais efetiva. Além disso, a participação da Justiça Eleitoral poderia contribuir para a capacitação dos envolvidos no processo eleitoral local, desde mesários até candidatos, promovendo uma cultura democrática mais sólida.

Por: SOT/Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade