Os vereadores Dr. Lauri e Policial Madril defendem, em Moção de Apelo ao Congresso Federal aprovada na sessão desta terça-feira (31), que seja aprovada uma lei que obrigue o Judiciário em todas as instâncias e tribunais a informar, em um prazo de 48 horas, o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões os mandados de prisão independente da natureza, ressalvado apenas o Supremo Tribunal Federal.
O Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0) como banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça, tem por objetivo a geração, tramitação, cumprimento e armazenamento de documentos e informações relativas a ordens judiciais referentes à imposição de medidas cautelares, medidas protetivas, alternativas penais, condenações e restrições de liberdade de locomoção das pessoas.
Como explica o vereador Policial Madril, o sistema é regulamentado hoje por Resolução do Conselho Nacional de Justiça, mas não é definido por lei. Seu funcionamento é essencial para garantir que pessoas de todos os estados acessem dados sobre mandados de prisão e similares e ajudem a identificar e prender suspeitos. Segundo os vereadores, quando o sistema é atualizado corretamente e está interconectado, pode evitar casos como o de Danilo Cavalcante, que conseguiu embarcar para os Estados Unidos mesmo com decreto de prisão expedido pela Justiça do Tocantins, que não comunicou o Sistema Nacional de Justiça. A plataforma pode ser acessada pelo link https://portalbnmp.cnj.jus.br/#/
Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS