Cascavel

IPMC promove resgate social e cultural dos aposentados

”Instituto de Previdência do Município de Cascavel tem desenvolvido ações como curs...

07 dez 23 - 17h34 Redação SOT
IPMC promove resgate social e cultural dos aposentados

Durante muitos anos eles serviram a população de Cascavel e hoje são servidores aposentados. São aproximadamente 2,5 mil servidores aposentados e mais de 500 pensionistas que passaram pelos mais diversos setores da prefeitura e hoje gozam merecidas férias. O Instituto de Previdência do Município de Cascavel (IPMC) criou um programa especial para que eles possam viver a aposentadoria com alegria, disposição e muita atividade.

Na manhã desta quinta-feira (7), um evento no Centro Cultural Gilberto Mayer a entrega de certificados sociais para os aposentados que participam das atividades de computação desenvolvidas pelo IPMC. A atividade é desenvolvida em parceria com a Fundetec.

“Nós precisamos fazer com que essas pessoas aposentadas que estão no IPMC continuem participando, dando vida, orientando na parte cultural, social, esportiva, fazendo com que a gente possa aproveitar muito bem esse grande banco de inteligência que nós temos no IPMC. E hoje é um dia muito especial, o dia desse grupo de pessoas, do grupo de dança, a gente vê a alegria, o sorriso e a satisfação deles. Certificado é a coroação desse momento. É um certificado simbólico para dizer assim, ‘olha, a gente reconhece o valor de vocês e nós queremos agradecer a participação’”, diz o prefeito Leonaldo Paranhos.

Alcineu Gruber, presidente do IPMC, explica que o propósito é fazer  um resgate da valorização dos servidores aposentados que tanto contribuíram para o Município. E essas atividades criaram vínculos de amizade entre aposentados que nem se conheciam, principalmente no projeto de dança.

Segundo ele, a pedido do prefeito Paranhos, o instituto foi atrás dos aposentados para disponibilizar alguns cursos,  novidades e inovações.

“Nós amos alcançar aposentado já em casa, onde eles estiverem, para que eles voltem ao Instituto, só que agora de outra forma. Reconhecendo os trabalhos deles e ao mesmo tempo ofertando coisas para saúde mental e física, tudo aquilo que a gente acredita ser importante para as pessoas”.

Maria Sirlene Santos da Conceição trabalha no IPMC, mas é voluntária no projeto de dança. “Esse projeto é muito importante porque a dança restaura tanto a saúde mental como pode restaurar vidas. A gente sabe de muitas situações quando os aposentados acabam tendo mais aquelas atividades rotineiras e isso faz com que muitas pessoas acabem entrando em depressão, partindo para aquela parte de ficar mais solitário. Então a dança vem nesse momento para restaurar a saúde das pessoas, a saúde mental das pessoas”, diz.

Rosa Alícia Ligeiro é técnica de enfermagem e está aposentada há oito anos. “Foi uma iniciativa muito boa, porque tira a gente de dentro de casa, porque a gente acaba ficando naquele conforto, acaba muitas vezes tendo depressão, então isso foi muito bom, tanto para mim e acredito para todas as minhas colegas, é maravilhoso”, enfatiza.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.