Cascavel

Operação Pó de Ferro: PF desarticula grupos criminosos de tráfico internacional de drogas e armas

O nome da operação faz referência ao tráfico de cocaína e ao ramo de atuação das em...

08 dez 23 - 06h38 Redação SOT
Operação Pó de Ferro: PF desarticula grupos criminosos de tráfico internacional de drogas e armas

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (08.12), a Operação Pó de Ferro, visando desarticular dois grupos criminosos especializados no tráfico internacional de drogas e armas. Cerca de 108 policiais federais cumpriram 35 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva em várias cidades, incluindo Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/PR, Descalvado/SP, Porto Ferreira/SP, Alfenas/MG, Santo Ângelo/PR e Vitória das Missões/RS.

A investigação teve início a partir de apreensões de cargas de entorpecentes e prisões em flagrante. No decorrer das investigações, foram apreendidas 20 toneladas de maconha e 200 kg de crack. As drogas eram internalizadas do Paraguai para o Brasil.

Um dos grupos, estabelecido em Foz do Iguaçu/PR, destinava a maior parte das drogas aos estados de São Paulo e Minas Gerais, além da região Nordeste. O outro grupo, com base em Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/PR e Santo Ângelo/RS, focava no tráfico de drogas para o estado do Rio Grande do Sul, especialmente para a região metropolitana de Porto Alegre/RS.

Durante a investigação, constatou-se que os grupos estavam relacionados a pelo menos 17 ocorrências de tráfico internacional de drogas, todas internalizadas clandestinamente do Paraguai. Foram presos 15 indivíduos em flagrante, apreendidos veículos e caminhões utilizados para transporte dos entorpecentes, sendo a maioria proveniente de crimes de furto ou roubo, com adulterações de chassis e placas (veículos "clonados").

Um dos grupos controlava quatro empresas em Foz do Iguaçu/PR, suspeitas de serem utilizadas para lavagem de dinheiro e movimentação de valores provenientes do tráfico de drogas. Além da prisão dos principais investigados, foram sequestrados dinheiro, veículos e imóveis, supostamente obtidos por práticas criminosas ou utilizados para o tráfico de drogas.

O nome da operação faz referência ao tráfico de cocaína e ao ramo de atuação das empresas dos investigados. Até o momento, o balanço parcial da Operação Pó de Ferro inclui o cumprimento de 10 mandados de prisão, 3 flagrantes, apreensão de 8 veículos, 2 caminhões, R$ 18.870,00 em valores e 3 armas de fogo. A operação continua em andamento para garantir o completo desmantelamento das organizações criminosas.

Via: SOT/Skalet Fernanda - Foto: Divulgação/PF


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.