Paraná

Micro e pequenas empresas geram mais de 74% dos empregos no Paraná, neste ano

Levantamento do Sebrae feito com base em dados do Caged indica, ainda, que outubro...

09 dez 23 - 18h48 Redação SOT
Micro e pequenas empresas geram mais de 74% dos empregos no Paraná, neste ano

Mais uma vez, as micro e pequenas empresas se destacaram no quesito “geração de empregos”, no Paraná. De acordo com estudo do Sebrae, feito com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as MPE paranaenses contrataram 8.880 pessoas durante o mês de outubro. O aumento, de cerca de 2% em relação ao mês de setembro, totaliza, em todo o ano, 85.879 vagas geradas por MPE (dos 11.073 postos gerados no total, por todos os portes).

Os dados, segundo o consultor do Sebrae/PR, Rubens Palma, são importantes para o Estado, principalmente porque, quando se aumentam as vagas de emprego, outros fatores também apresentam crescimento.

“O aumento das vagas de emprego é fundamental para o crescimento da economia do Estado, pois o emprego gera renda, estimula o consumo, aquece o mercado, além de contribuir para a redução da desigualdade”, aponta.

As MPE têm impacto direto na geração de empregos e, quando analisados os números disponibilizados pelo Caged, de janeiro a outubro de 2023, apontam que foram responsáveis por 74,63% dos novos postos de trabalho.  

No total, entre janeiro e outubro deste ano, as MPE geraram 85.879 postos e as médias e grandes empresas (MGE), 23.629.

Outros números - O estudo mostra que, além das 8.880 vagas abertas pelas MPE no Paraná em outubro, as MGE também obtiveram destaque, abrindo 5.825 postos de emprego. O número, somado aos postos gerados por entidades sem fins lucrativos (100) e pessoas físicas (193), totaliza 14.945 vagas durante o mês, no Estado – colocando outubro como o segundo melhor ano de 2023, ficando atrás apenas de fevereiro, quando foram geradas 24.106 vagas.

Quanto aos setores que mais geraram emprego, o segmento de serviços se mantém na liderança, com 3.807 vagas geradas por MPE em outubro. Na sequência, aparecem o comércio (2.596) e a indústria da transformação (1.686).

Em relação à Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE), os três que mais geraram postos entre micro e pequenas empresas foram: transporte rodoviário de carga (512); serviços combinados de escritório e apoio administrativo (397); e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas (378).

Dados nacionais - O Brasil alcançou, no último mês de outubro, a marca de 1,78 milhão de novos empregos gerados desde o início do ano. Desse universo, quase 71% foram criados pelas micro e pequenas empresas, o que corresponde a aproximadamente 1,26 milhão de novos postos de trabalho. Já as médias e grandes geraram 372,4 mil vagas, o que equivale a cerca de 21% do total de empregos.

Considerando apenas o mês de outubro, o levantamento do Sebrae mostra que foram criados pouco mais de 190 mil vagas de trabalho. As micro e pequenas empresas contribuíram com 124,1 mil empregos, o que representa 65,2% do saldo líquido de contratações efetuadas. Enquanto as médias e grandes empresas foram responsáveis por 69,8 mil novas vagas, equivalente a 36,7% do saldo.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números mostram, mais uma vez, a força do pequeno negócio e a importância desse segmento para a economia.

“São os empreendedores de pequeno porte que têm sustentado o País. São as pessoas que acordam todas as manhãs e fazem o Brasil se movimentar, distribuindo renda, proporcionando a inclusão social e a transformação das vidas de bairros e municípios, em todas as regiões. Pela primeira vez na história, o Brasil registrou a marca de 100 milhões de pessoas ocupadas. E temos uma das menores taxa de desemprego, de 7,6%”, conclui.

Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.