"Ciclone bomba" atinge o Paraná: fortes temporais e ventos podem se chegar a 90km/h em Cascavel
Apesar do termo parecer assustador, o fenômeno provoca, apenas, uma queda rápida da pressão atmosférica...
Nesta terça-feira (30), o fenômeno ciclogênese explosiva, conhecido como ‘ciclone bomba’, atinge o Paraná com fortes temporais e rajadas de vento.
Apesar do nome assustar, Paulo Barbieri, que é meteorologista do Simepar, tranquiliza a população e afirma que é um fenômeno comum. “Ele vai se posicionar sobre o oceano e vai causar muito vento, nada de diferente dos outros ciclones que já passaram pelo Estado.”
O ‘ciclone bomba’ é comum no inverno, porém, ocorre com mais frequência no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão de baixa da Antártida.
Apesar do termo ser assustador, o fenômeno provoca, apenas, uma queda rápida da pressão atmosférica e ele se forma quando o ar frio se choca com o ar mais quente. Os ventos fortes criam um efeito de centrifugação, por isso, o nome de ciclone.
OESTE - Tempestades podem avançar sobre Cascavel nas próximas horas com rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora, segundo o Simepar.
⛈️ Processo de formação de um ciclone extratropical traz potencial para chuvas volumosas entre a segunda e a terça-feira na Região Sul.
— Tempo.com (@OtempoBrasil) June 29, 2020
?Acompanhe a partir desta manhã a evolução das chuvas em tempo real:https://t.co/nZa0wVe3PF pic.twitter.com/0UPkC8TRw3