No ano de 2024, a educação no município de Corbélia dará um passo significativo em direção ao fortalecimento do ensino integral. O número de alunos matriculados no novo formato de ensino superou as expectativas, chegando a 598 no total.
O prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB), principal incentivador do formato de ensino, comemora os números e destaca que o ensino integral amplia as possibilidades não somente de aprendizagem, mas para a própria família. "Os pais entenderam a nossa proposta. Nós já tínhamos tido essa experiência, mas com a pandemia tivemos que suspender. Agora o programa é do Governo Federal, e toda a equipe trabalhou e se empenhou para que o máximo de alunos pudesse ser matriculado."
A Escola Municipal Tancredo Neves é a instituição com o maior número de alunos recebendo o ensino no formato integral, totalizando 135 alunos. A segunda escola com o maior número de matriculados no ensino integral é o CMEI Construindo o Saber, com 125 alunos. Na sequência, com 95 alunos, está a Escola Municipal Gabriel de Lara, que neste ano atenderá do Infantil 3 até o 2º ano. A Escola Castro Alves oferecerá as duas modalidades de ensino, mas atendendo exclusivamente no ensino integral a 79 alunos. O CMEI Iracema Zanato também soma 79 estudantes de ensino integral.
As escolas dos distritos Penha e Ouro Verde oferecerão ensino integral do berçário até o Infantil 3. No CMEI Primeira Infância, serão 53 alunos, e na Escola Anita Garibaldi, os alunos atendidos no novo formato somam 32.
Em conformidade com a Lei Nº 14.640, de 31 de julho de 2023, a mudança é obrigatória e trará alterações substanciais na abordagem pedagógica, como explica a Secretária de Educação e Cultura, Silvia Mara Skottki Pinto. Segundo ela, a matriz curricular será expandida, incluindo atividades complementares que visam desenvolver habilidades além das disciplinas tradicionais.
A expectativa entre os servidores da educação é grande, pois o investimento no ensino integral promove um ambiente educacional mais dinâmico e enriquecedor. Silvia ressalta que "estamos entrando em uma nova fase, e esperamos que ela traga bons frutos para a educação municipal em geral, mas especialmente para os nossos alunos."
Um significativo investimento em material de ensino foi realizado com recursos próprios do município no início de 2023, com custo médio de R$400 por aluno. Esse material continuará sendo disponibilizado pela educação em 2024. O prefeito destaca que o investimento em material foi o primeiro passo para a melhoria na oferta de qualidade de ensino. "Quando apresentamos o material lá em janeiro de 2023, nós ainda não tínhamos resultados concretos dos benefícios daquela abordagem. Hoje sabemos que esse material será fundamental para que nossos alunos aprendam ainda mais."
A Secretária Silvia Mara Skottki Pinto complementa, dizendo que, para 2024, "ainda vamos ampliar a aquisição do material pedagógico para o Infantil 5. Com toda essa infraestrutura, alto investimento e planejamento em prática, Corbélia dá um salto na qualidade do ensino."
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Corbélia
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS