O velho e conhecido Viaduto da Carelli, construído na Avenida Carlos Gomes cortando por cima a BR-277, perímetro urbano de Cascavel, vai ganhar oficialmente o nome de Arlindo Carelli. É o que prevê o projeto de lei 365/2020, de autoria do deputado Marcio Pacheco (PDT), que foi aprovado, em primeiro turno, durante a sessão remota de hoje (30) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“Estamos fazendo um pequeno ajuste, uma vez que o viaduto já leva o nome da família Carelli. Agora, vamos oficializar o nome como viaduto Arlindo Carelli. É uma forma de prestar uma homenagem a esse pioneiro de Cascavel, que se destacou no ramo empresarial”, justifica Pacheco. O viaduto foi inaugurado em 1986, para dar segurança ao tráfego de veículos.
No local, havia o Trevo Carelli, área de intenso movimento da BR-277 e também da Avenida Carlos Gomes, que serve de acesso para o centro e região sul da cidade. Foram inúmeros acidentes de trânsito. Muitos deles com vítimas fatais.
Tanto o trevo quanto o viaduto levaram o nome de Carelli, uma referência à empresa Agro Máquinas Carelli, cuja sede administrativa funcionava na Avenida Carlos Gomes, próxima da BR-277. A empresa foi fundada por Arlindo Carelli.
Para Pacheco, a homenagem que está sendo prestada é uma forma de resgatar a história do empresário.
Nascido na cidade catarinense de Videira em 02 de junho de 1930, Arlindo era o filho mais velho de oito irmãos. No início da década de 1960, já como representante comercial, ele se mudou para Cascavel com toda a família: a esposa Brígida e os cinco filhos.
Aqui, o empresário constituiu, em 1966, o seu primeiro negócio: uma revenda de máquinas agrícolas.
Em 1978, inaugurou a primeira FM do interior do estado do Parana, a Radio Verdes Campos. Também abriu a primeira companhia de Taxi Aéreo, a Itaipu Aerotaxi Ltda, com quatro aeronaves.
Depois vieram novos empreendimentos, como a Fundição Carelli em 1982, loteamentos urbanos, agropecuária e colonização, constituindo assim o Grupo Carelli.
Arlindo faleceu em 15 de maio de 2019, deixando filhos, netos e bisnetos.
Via: Assessoria Marcio Pacheco (PDT) - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS