Cascavel

Dengue: Secretaria de Saúde reforça alerta sobre cuidados para eliminar mosquito

Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Guarujá, Quebec, XIV de Novembro, Vila Dione Pione...

11 jan 24 - 15h43 Redação SOT
Dengue: Secretaria de Saúde reforça alerta sobre cuidados para eliminar mosquito

A Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria de Saúde, realizou de segunda (8) a quarta-feira (10), o 1º LIRAa de 2024, o Levantamento de Índice Rápido e amostral de Aedes Aegypti. Os agentes de Endemias vistoriaram 4.766 imóveis e os resultado apontou índice geral de 2,5% de Infestação no Município, o que é considerado médio risco. O índice preconizado pelo Ministério da Saúde, no entanto, é de que fique abaixo de 1% (baixo risco). No mesmo período do ano passado, o LIRAa tinha sido de 2%. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (11). 

O índice de infestação de médio risco, associado as condições climáticas de muitas chuvas e altas temperaturas, favorecem a proliferação do mosquito. Dessa forma, o combate à dengue não pode parar. É fundamental que a população intensifique os cuidados, sendo necessária a faxina semanal, não deixando locais que possam acumular água. 

É o momento propício para fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado. É recomendado também realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis, evitando que se tornem possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. 

O secretário de Saúde, doutor Miroslau Bailak, destaca que a força coletiva é a principal arma na guerra contra o mosquito. “Nós precisamos da sua ajuda. Precisamos insistir nas ações. Já chegamos a ter 13 mil casos na cidade em edições anteriores, mas dependemos de vocês para não repetir. A gestão está fazendo as ações com agentes de Endemias com esforço total e a imprensa também. Mas, peço ao cidadão, que faça sua parte semanalmente, converse com seus vizinhos para que eles também façam isso, para evitar de termos uma epidemia; Vamos continuar fazendo de Cascavel uma ilha de proteção à dengue”, pontua. 

Embora o índice geral tenha ficado 2,5%, algumas localidades desperta um alerta com índice acima da média geral. A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Endemias, já planeja ações pontuais. 

Conforme o LIRAa, a prevalência do mosquito, com mais de 47%, foi em vasos e pratos, frascos com plantas e bebedouros de animais. Por isso, o alerta é para o cidadão fazer a limpeza desses espaços. 

Estratos com maiores índices

 – Estrato 7 índice de 6,2% - Localidades: Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Aeroporto, Guarujá, Quebec, XIV de Novembro, Vila Dione, Pioneiros Catarinenses.

 – Estrato 6 índice de 4,4% - Localidades: Palmeiras I, Alto Alegre, Santo Onofre, Santa Cruz I e II, Paulo Godoy, Angra dos Reis. 

- Estrato 4 índice de 2,8% - Localidades: Country I e II, Canadá,  Novo Milênio, Claudete, Cancelli I e II,Gramado , São Cristovão I e II, Primavera.

- Estrato 11 índice de 2,8% - Localidades: Pacaembu, Cascavel Velho, Jadim Italia I e II, Veneza, Presidente, Faculdade  II Aquarela, Veredas, Cajati. 

- Estrato 10 índice de 2,6% - Localidades: Padovani, Jardim União, Santa Catarina, Faculdade I , Universitário, Turisparque,  Itapuã, Santa Felicidade.

Conforme último Informe de Arboviroses do Município de Cascavel, já foram registradas 1562 notificações e 25 casos positivos no ano epidemiológico 2023/2024 (30/07/23 à 06/01/24); 

“O combate à Dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.