Paraná

Medidores inteligentes já atendem 615 mil clientes da Copel

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos em automação na rede da...

19 jan 24 - 00h10 Redação SOT
Medidores inteligentes já atendem 615 mil clientes da Copel

O programa da Copel que está levando gradualmente a automação do sistema elétrico ao nível dos atendimentos individuais ao cliente no Paraná fechou o ano de 2023 com 615 mil domicílios com medidores inteligentes instalados. O Rede Elétrica Inteligente, como é chamado este conjunto de soluções, já está presente em 81 municípios paranaenses.  

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos em automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao cliente acompanhar o consumo em tempo real, além de agilizar o atendimento - tanto para pedidos rotineiros, como a ligação e religação de energia, quanto nos casos de desligamentos ocorridos após um temporal, por exemplo. 

Os novos dispositivos tornam automática a leitura do consumo, informam diretamente o centro de controle da Copel sobre falhas de energia e permitem comandos remotos para restabelecer o fornecimento de energia em caso de desligamentos, otimizando a administração dos serviços de eletricidade. O investimento previsto para as primeiras fases do programa, cobrindo todo o sul do Estado, é de aproximadamente R$ 820 milhões. Ao longo de 2024, mais 400 mil domicílios devem receber o novo medidor da Copel. 

TROCA DE MEDIDORES – A substituição gradativa dos relógios de luz convencionais pelo medidor inteligente está em andamento atualmente em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande – além de Irati, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul e São Mateus do Sul. O trabalho é conduzido pela empresa contratada Eleng.  

A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que o consumo de energia fica desativado na unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel. 

SERVIÇOS DIGITAIS – Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades. 

Dado que o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.

Via: Assessoria Copel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.