A data de 5 de fevereiro foi instituída como o Dia Nacional da Mamografia, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da detecção de alterações nas mamas. A prevenção e o acompanhamento médico são importantes e podem ajudar a identificar o câncer de mama antes do surgimento de sintomas.
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.
“Vale ressaltar que a mamografia e o exame clínico identificam alterações suspeitas, mas a confirmação da doença é feita pelo exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão. No CEONC, a mamografia pode ser realizada gratuitamente via SUS (Sistema Único de Saúde)”, comenta o médico e diretor técnico do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel, doutor Doutor Reno Paulo Kunz.
O exame, que é uma radiografia das mamas, é indicado para mulheres a partir dos 40 anos, de forma anual. Ele tem finalidade diagnóstica e serve, principalmente, para avaliar alterações mamárias suspeitas em qualquer idade, em mulheres e homens.
Conforme o Inca, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso, a importância de observar as mamas, seja no banho, no momento de troca de roupa ou em outras situações do cotidiano, sem técnica específica, mas atenta às pequenas alterações.
"O diagnóstico da doença requer vigilância ativa da mulher, por isso, diante de qualquer sinal diferente, é essencial que a mulher busque orientação médica. Além disso, ressalto a importância dos exames preventivos: se feitos com a indicação adequada, eles podem indicar doenças de forma precoce, o que aumenta de forma significativa as chances de cura", recomenda o médico.
Doença - Câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.
Via: Assessoria CEONC Hospital do Câncer - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS