Saúde

Com crescimento semanal de 65,64%, casos de dengue disparam em Toledo

Somando os casos confirmados, em análise e os 623 que já foram descartados, 1.452 p...

03 fev 24 - 14h05 Redação SOT
Com crescimento semanal de 65,64%, casos de dengue disparam em Toledo

Mantendo a tendência das últimas semanas, o boletim epidemiológico da dengue divulgado no início da tarde desta sexta-feira (26) pela Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) confirmou uma disparada no número de casos da doença. Em apenas uma semana, o número de confirmações cresceu 65,64%, saltando de 195 para 323, e que pode crescer significativamente, pois há 506 pessoas com sintomas da doença aguardando resultado do exame.

Somando os casos confirmados, em análise e os 623 que já foram descartados, 1.452 pessoas com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) procuraram os serviços públicos e privados de saúde desde 1º de agosto de 2023, início do atual ano epidemiológico. Seis bairros concentram mais de 60% das confirmações de dengue no município: América II (80), América I (33), Europa II (26), Europa I (24), Fachini I (18) e Coopagro (14). 

Dessa forma, a SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, reforça o pedido para a população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares.  Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença. 

Outro ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é fundamental a realização das vistorias pelos agentes de combate a endemias (ACEs) nos imóveis. Dessa forma, quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as orientações que forem dadas.

Ecoponto Itinerante – Diante de uma iminente epidemia de dengue, o poder público municipal não está parado. Entre quinta-feira e sábado (1º a 3/2), o Jardim Facchini tem recebido a segunda edição do Ecoponto Itinerante em 2024. Coordenada pelo Setor de Controle e Combate às Endemias (Secretaria de Saúde), que recebe apoio logístico das secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, a ação de prevenção à dengue abrange 55 quarteirões cujos imóveis receberão vistorias dos agentes de combate a endemias (ACEs), que orientarão os moradores sobre eliminar focos que já são ou podem servir de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

O Ecoponto Itinerante contempla o perímetro formado pelas seguintes vias: Avenida Ministro Cirne Lima, Rua João Orestes Ruaro (até a Rua Luiz Henry Perin), Rua Albino Scariot, Rua Pindotiporã, Rua Fortunato Grisa, Avenida Roberto Facchini, Rua Antônio Pires de Oliveira, Rua Luiz Antônio Basso, Rua Albino Scariot e Rua José Ayres da Silva (considerando todos segmentos de ruas sem saídas nas transversais destas vias). Este trabalho receberá, neste sábado, o reforço de voluntários representando órgãos públicos, entidades e empresas que fazem parte do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo – o grupo se reunirá às 8h em área ao lado da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Cosmos, na esquina das ruas Eugenio Gustavo Keller e Nayoro, e permanecerão mobilizados até às 12h.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.