Nesta terça-feira (6), durante a 36ª Show Rural Coopavel em Cascavel, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou certificados aos prefeitos de Diamante D’Oeste, Matelândia e Ouro Verde do Oeste, que oficializaram a adesão de seus municípios ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). Essa iniciativa simplifica processos burocráticos, permitindo a venda de produtos alimentícios e derivados além dos limites locais.
O Susaf/PR, ao eliminar barreiras burocráticas, possibilita que produtos alimentícios de qualidade reconhecida em termos higiênico-sanitários sejam comercializados em todo o estado. Com a adesão ao sistema, os municípios podem identificar pequenas agroindústrias locais que atendem às normas sanitárias, ampliando assim seu potencial de venda para todo o Paraná. Até o momento, 97 cidades já fazem parte do programa.
O governador destacou que a iniciativa visa impulsionar as pequenas agroindústrias, permitindo que ampliem suas vendas para outros municípios paranaenses, promovendo maior valor agregado e estimulando o crescimento econômico dos produtores. Ratinho Junior enfatizou o esforço em proporcionar oportunidades para produtores rurais que utilizam métodos artesanais, permitindo que alcancem uma escala maior sem limitações locais.
“Graças ao Susaf/PR, conseguimos dar uma oportunidade para que milhares de agricultores familiares mudem de vida ao transformarem suas propriedades em grandes agroindústrias. Nossa estratégia é chegar a cada vez mais municípios para fazer a economia de todo o Estado girar, avançando no objetivo de transformar o Paraná no grande supermercado do mundo”, ressaltou o governador.
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Martins, explicou que, com o certificado do Susaf/PR, os produtores municipais podem expandir sua área de venda de dezenas de milhares para 11,4 milhões de paranaenses. A meta da Adapar é chegar a 200 municípios integrados ao sistema até 2026.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que outros 32 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral já iniciaram o processo para obtenção do certificado junto à Adapar. “Com o Susaf/PR, nós retiramos as barreiras entre os municípios paranaenses fazendo com que o serviço de inspeção sanitária municipal seja equivalente ao estadual”, declarou.
A iniciativa do Susaf/PR, criada em 2013 e regulamentada em 2020, foca especialmente em agroindústrias familiares e de pequeno porte registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). A adesão ao sistema demanda que esses estabelecimentos sigam programas de autocontrole, garantindo a qualidade dos produtos, e contratem profissionais habilitados para a industrialização e conservação dos produtos. A medida busca impulsionar a produção local, estimulando o desenvolvimento econômico de pequenas agroindústrias em todo o estado.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS