Cascavel

Dia de festa na Escola Irene Rickli, com entrega de prêmios do MPT-PR

Alunos da escola conquistaram o 3° lugar na etapa estadual, na categoria música, do...

08 fev 24 - 09h15 Luiz Felipe Max
Dia de festa na Escola Irene Rickli, com entrega de prêmios do MPT-PR

Ainda nesta primeira semana de aula a rotina dos alunos da Escola Municipal Irene Rickli, no Bairro Cascavel Velho, foi quebrada, mas por uma excelente causa! Uma verdadeira festa se formou para a premiação dos alunos Arthur Ribeiro Prado, Emanuelle Espindola, Bianka Martins Abreu e Rafaelly Pinheiro Martins dos Santos, atualmente no 5º ano, que em 2023, sob orientação dos professores Danieli Vieira da Silva e Alexandre Fialho, conquistaram o 3º lugar na categoria Música, do Prêmio MPT na Escola - Etapa Estadual, com a canção "Criança não trabalha".

Foram 281 trabalhos selecionados para a etapa estadual, referentes aos 106 municípios participantes. Ao todo, 412.644 estudantes e 3.761 escolas participaram do concurso em diversas categorias, como conto, desenho, poesia e música. Mas todos estes números não assustaram a dupla de professores e o grupo de alunos, cujos nomes saíram de uma escola periférica de Cascavel, para brilhar em nível de estado, com a música composta coletivamente.

A empreitada desta turminha ficou famosa em Cascavel, com a participação em diversos veículos de comunicação e hoje (7) foi o grande dia da entrega dos prêmios, que foi feita pela secretária Marcia Baldini, acompanhada da diretora da escola, Helena Paiva Bobato, a coordenadora Adriana Marchry Pereira Lunelli e as coordenadoras do Projeto no Município, Clenilza Lemos da Silva e Elisiane Silva. Diante de todos os colegas, os alunos receberam medalhas e foram presenteados cada um com um notebook. A Escola Irene Rickli ainda ganhou uma linda placa pela participação e os professores receberam, cada um, um aparelho Echo Dot Alexa.

Os demais alunos da escola vibraram com a conquista dos colegas e compartilharam do orgulho e do sentimento de estarem bem representados diante de uma conquista tão importante. Que o diga o Arthur Ribeiro Prado, que vai levar pra casa uma excelente ferramenta para alavancar ainda mais nos seus estudos. “É muito legal. A gente compôs essa poesia e o professor nos ajudou a transformar ela em música e eu fico muito feliz e orgulhoso com o prêmio que está nas nossas mãos agora”.

As falas dos professores e alunos demonstram que muito mais importante que o prêmio, foi a lição que o concurso deixou com relação ao combate ao trabalho infantil.  A Rafaelly Pinheiro Martins dos Santos deixou o recado. “É muito legar participar conscientizando sobre algo que acontece no mundo, que muitas crianças estão trabalhando e a gente pode estar na nossa escola brincando e estudando”. Já a professora Danieli enfatizou a importância de todo o conteúdo que foi trabalhado para a participação no concurso. “A importância está em conscientizar a sociedade de que o trabalho infantil não pode acontecer e que o lugar de criança é na escola e só temos a  agradecer pelo sentimento de valorização pelo nosso trabalho”.

O professor Alexandre, que deu o toque de musicalidade à composição dos alunos, falou da satisfação em ver os talentos da Rede Municipal serem revelados para todo o estado do Paraná. “Eu estou muito contente de poder participar e demonstrar que a Rede Municipal tem talento. Eu fico feliz e sempre falo isso para a comunidade. E ver a comunidade sendo reconhecida é muito importante pra gente!”.

MPT na Escola - O Projeto do Ministério Público do Trabalho na Escola iniciou no Ceará em 2008, a partir de 2011 foi expandido  para os demais estados brasileiros. Em Cascavel iniciou em 2019 e tem sido uma estratégia relevante no combate à exploração do trabalho infantil. Tem como objetivos: romper com as barreiras e mitos culturais; conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar e fortalecer o sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes. É composto de três etapas: municipal, estadual e nacional.  O MPT disponibiliza os materiais a serem trabalhados na Escola, posteriormente opta-se por uma das quatro categorias Conto, Poesia, Desenho ou Música para desenvolver o trabalho final com os alunos.

Em 2023 Cascavel teve grande participação das escolas. A premiação em nível municipal aconteceu no dia 12 de junho de 2023, Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, premiando também as categorias Conto, Poesia e Desenho, sendo que a categoria Música foi selecionada para concorrer com todo o estado e alcançou o terceiro lugar.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.