05 de julho de 2025

Cascavel

Fale conosco

Paraná

Setor da construção civil representa 9,7% dos empregos gerados no Paraná em 2023

De acordo com dados do Novo Caged, divulgados no fim de janeiro, o saldo de novos postos de trabalho no estado é de mais de 87 mil vagas...

Setor da construção civil representa 9,7% dos empregos gerados no Paraná em 2023

O Novo Caged divulgou recentemente que o Brasil registrou quase 1,5 milhão de novos empregos formais em 2023, sendo mais de 197 mil vagas geradas na região Sul. Dentre os estados sulistas, o Paraná liderou com 87.599 novos postos de trabalho, sendo a construção civil responsável por 8.568 oportunidades, representando 9,78% do total. Esses dados refletem a estabilidade e o crescimento do setor, conforme aponta Roberto Braz Thá, diretor da Thá Engenharia.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE também corrobora esses números, indicando que a taxa média de desocupação em 2023 foi de 7,8%, o menor resultado anual desde 2014. A construção civil teve um papel fundamental nesse cenário, expandindo 2,7% e gerando 198 mil novos postos de trabalho no Brasil.

Para Thá, a empregabilidade na construção civil é um indicador crucial para avaliar o fortalecimento do setor. "A preservação de postos de trabalho e a geração de novas vagas, especialmente com carteira assinada, demonstram a estabilidade e o crescimento contínuo da construção civil, destacando sua importância para a economia em diferentes níveis. Com projetos em todo o Brasil, incluindo muitos no Paraná, estado de origem da Thá, acreditamos que esse saldo positivo de empregos representa um momento de solidez para o setor", destaca.

Mil vagas em apenas uma obra - O maior prédio de Curitiba, o OÁS Barigui, empreendimento da incorporadora GT Building e construído pela Thá Engenharia, terá 50 andares e 179m de altura, o equivalente a 4,7 Cristos Redentores. Em fase de construção, não é apenas nesses números que o edifício impressiona. Cerca de mil pessoas trabalharão na obra em todas as suas fases, sendo uma média de 500 como funcionários diretos.

Licério Oliveira é um deles. Contratado em 2023, está atuando como carpinteiro na obra do OÁS. “Não dá para ficar parado, ainda mais com as contas de início de ano. Então quando consegui a oportunidade de trabalhar, aceitei na hora. Na construção tem muito espaço para se especializar e crescer em outras funções, então vou tentar ficar o máximo de tempo que puder”, comenta o contratado.

O diretor, Roberto Thá, endossa o que foi dito pelo carpinteiro. “A construção civil é um dos ramos que mais emprega no Brasil, gerando muita oportunidade de contratação, mas também de crescimento. Quem começou como ajudante ou servente, se tiver vontade e dedicação, não demora a se tornar um oficial, um contra-mestre ou mestre de obras. É uma ascensão profissional muito possível”, afirma.

A previsão de entrega do OÁS Barigui é em 2027, sendo que, atualmente, a fase de fundação já foi finalizada, dando início à concepção da estrutura. Além desse, a Thá Engenharia está com outros 17 projetos em andamento, contribuindo ativamente para a empregabilidade no setor. 

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade