Cascavel

Unioeste apresenta carro movido a hidrogênio no Show Rural

Como o Show Rural é um evento que abrange não somente a agricultura, mas também de...

09 fev 24 - 00h59 Atualizado 09 fev 24 - 19h13 Luiz Felipe Max
Unioeste apresenta carro movido a hidrogênio no Show Rural

Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de projetos e construção de veículos de eficiência energética, elétricos e a Hidrogênio, o Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), participa da 36º edição do Show Rural, com um carro movido a hidrogênio exposto no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). 

O GCEE é uma organização sem fins lucrativos, voltada para a formação dos estudantes, localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O grupo é formado pelos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciências da Computação da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, e é gerenciado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Fundep). 

O principal objetivo do Grupo é desenvolver veículos ultraeficientes movidos a combustíveis sustentáveis com foco em competições de eficiência energética. No estande da Unioeste no Show Rural, o grupo está expondo um carro elétrico movido a hidrogênio verde, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional e conta com o patrocínio de várias empresas. “O uso do hidrogênio como combustível tira o carbono do processo, o combustível renovável e não poluente, então estamos desenvolvendo o primeiro veículo da Unioeste para competir na maratona Shell Eco-Marathon 2024 em agosto, com um veículo de conceito urbano a hidrogênio, sendo que o PTI possui uma planta de produção de Hidrogênio Verde que é a fonte do combustível do veículo”, diz o coordenador do grupo, Antonio Marcos Hachisuca.

Como o Show Rural é um evento que abrange não somente a agricultura, mas também de muita tecnologia, o veículo mostra como a Universidade trabalha agregando o conhecimento com inovações, pensando no futuro não só dos acadêmicos, mas também da comunidade. Segundo Antonio, o mundo tem uma tendência de mobilidade baixo carbono cada vez mais, por questão do efeito estufa e uso de combustíveis fósseis, sendo assim, o combustível a hidrogênio não é poluente porque não tem carbono, ajudando contra o aquecimento global. Os acadêmicos da Unioeste, ao desenvolver veículos elétricos, têm contato com novas tecnologias capazes de colaborar com o meio-ambiente. “Os alunos têm acesso a essas tecnologias, desenvolvendo esse veículo, é uma formação muito boa para eles na sua vida profissional no futuro”, finaliza o coordenador.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Luiz Felipe Max


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.